REPLANTE

Secretaria de Meio Ambiente replanta orquídeas furtadas de unidade de conservação em Degredo

As plantas foram apreendidas após o furto e replantadas no mesmo local; infratores podem ser multados em R$ 50 mil

09/04/2019 13h41
Por: Redacão
Foto: Divulgação Prefeitura de Linhares
Foto: Divulgação Prefeitura de Linhares

Fiscais da secretaria municipal de Meio Ambiente (Semam) retornou a Degredo, no litoral de Linhares, na manhã dessa segunda-feira (8) para uma missão especial: realizar o replantio de mais de 100 orquídeas da espécie "cattleya Guttata", que foram retiradas do local conhecido como "Jardim das Guttatas", dentro da Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE). As orquídeas foram roubadas por homens que entraram no local sem autorização e recuperadas após o flagrante de agentes da Semam. Como foram flagrados fazendo a extração irregular das espécies, os infratores poderão ser multados em até R$ 50 mil e poderão ser penalizados com até cinco anos de prisão.

A diretora de fiscalização ambiental da Prefeitura de Linhares, Jamara Silva, explica que as orquídeas são facilmente reinseridas ao meio ambiente num processo simples de replantio, característica da espécie. Não é preciso cavar a terra e nem usar água. Os técnicos usaram apenas uma estaca e um barbante para concluir o serviço de replantio das espécies.  "A gente apoia ela sobre o solo, põe uma estaca para dar uma guia, para que ela se mantenha em pé, faz a amarração e aguarda, pois naturalmente elas se reintroduzem na área", explicou Jamara.

Jamara também destaca que o objetivo da ação é proteger o jardim das ações irregulares que vem sendo realizadas na região. "As fiscalizações realizadas pela equipe no local tem como principal objetivo inibir a retirada ilegal de orquídeas e, consequentemente, proteger o Jardim das Guttatas. A população, de modo geral, precisa se conscientizar que as unidades de conservação são importantes para a preservação do ecossistema local, sua fauna e flora", pontuou.

Saiba mais sobre o Jardim das Guttatas

O Jardim das Guttatas fica localizado dentro da Unidade de Conservação ARIE de Degredo, que é uma Área de Relevante Interesse Ecológico, e trata-se de uma área onde foi identificada, por pesquisadores, a existência de orquídeas endêmicas, ou seja, ocorre somente naquela região. 

Durante o período de floração, as orquídeas da espécie Cattleya Guttata enfeitam a área com suas variadas cores formando um lindo jardim, que há muitos anos é conhecido como Jardim das Guttatas.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
LINHARESLINHARES - ES
Rio Bananal - ES
Atualizado às 14h32
25°
Pancada de chuva Máxima: 25° - Mínima: 17°
25°

Sensação

9.4 km/h

Vento

73.5%

Umidade

Fonte: Climatempo
Moto Mais rentagulo
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias