Terça, 26 de Outubro de 2021
Política PROJETO DE LEI

PL: motorista bêbado pode ter de pagar danos

Condutor alcoolizado ou sob efeito de drogas deverá arcar com prejuízos ao patrimônio público, prevê proposta de José Esmeraldo

18/08/2021 às 14h01
Por: Redacão
Compartilhe:
Medida pretende reforçar normas que proíbem combinação de álcool e direção / Foto: Shutterstock
Medida pretende reforçar normas que proíbem combinação de álcool e direção / Foto: Shutterstock

O Projeto de Lei (PL) 353/2021, apresentado pelo deputado Engenheiro José Esmeraldo (sem partido), responsabiliza o motorista embriagado ou sob o efeito de drogas que provocar danos ao patrimônio público. Conforme o texto, o infrator deverá pagar integralmente os custos de reposição dos equipamentos públicos atingidos.

A matéria define patrimônio público estadual como “todo equipamento, construção, instalação ou bem natural à disposição da coletividade que tenha sido custeado ou esteja sob responsabilidade de manutenção pelo Estado”.

Para José Esmeraldo, impor tal penalização ao infrator reforça as normas que proíbem a combinação de álcool e/ou drogas e direção. “É comum que os acidentes imponham a necessidade de substituição de placas de sinalização, postes, semáforos, entre outros equipamentos públicos. A consequência da responsabilização é o dever de reparação dos danos materiais pelo condutor, de modo a possibilitar a restauração do patrimônio atingido sem onerar o Estado”, argumenta o deputado.

O PL 353/2021 deve tramitar nas comissões de Justiça, Segurança e Finanças para emissão de parecer. O procedimento antecede a análise da matéria pelo Plenário. Caso seja aprovado e vire lei, o texto deverá ser regulamentado em até 60 dias pelo Executivo. 

Rio Bananal - ES Atualizado às 04h22 - Fonte: ClimaTempo
20°
Pancada de chuva

Mín. 20° Máx. 29°

Qua 29°C 19°C
Qui 28°C 18°C
Sex 27°C 19°C
Sáb 28°C 18°C
Dom 28°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias