Quinta, 21 de março de 2019
27 99868 6708
Cidades

08/03/2019 às 14h21

Redacão

Rio Bananal / ES

Iniciativa põe fim a taxas em escolas particulares
Proposta abrange, por exemplo, taxas cobradas para emissão de histórico escolar ou realização de prova
Iniciativa põe fim a taxas em escolas particulares
Projeto é de autoria do deputado Capitão Assumção / Foto: Tati Beling

O deputado estadual Capitão Assumção (PSL) protocolou, na Assembleia Legislativa (Ales), o Projeto de Lei (PL) 84/2019, que proíbe uma série de taxas que atualmente são cobradas em diversas instituições de ensino privado. 


“Tal medida se justifica ante aos abusos de preços que diuturnamente são impostos aos alunos dessas instituições, ferindo, por vezes, as próprias cláusulas contratuais firmadas entre as partes”, justifica o parlamentar. 


Entre as taxas que a proposição deseja excluir de cobrança estão as referentes à disciplina eletiva, repetência, prova, primeira via de emissão de comprovante de matrícula por semestre e primeira via de histórico escolar por semestre. 


Segundo a proposta, a taxa de prova não será cobrada quando o aluno justificar sua ausência por meio de documento específico. O PL ainda deixa claro que serão consideradas nulas as cláusulas contratuais que obriguem os usuários ao pagamento dos serviços citados acima. 


Caso o projeto seja aprovado e se transforme em lei, as regras passarão a valer da data da sua publicação em diário oficial. Em caso de descumprimento da legislação, deverão ser aplicadas as penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor (CDC).


A matéria deve tramitar pelas comissões de Justiça, Educação, Defesa do Consumidor e de Finanças, antes de ser votada pelo Plenário da Casa.

FONTE: ALES

Veja também
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium