Segunda, 20 de Setembro de 2021
Cidades CULTURA

Tripinha pode ser tornar patrimônio cultural imaterial do ES

Agora, a iguaria poderá se tornar patrimônio cultural imaterial do Espírito Santo.

26/07/2021 às 13h23
Por: Redacão
Compartilhe:
Foto: Regina Paiva
Foto: Regina Paiva

Quem mora em Linhares e região com certeza já comeu a famosa “Tripinha”, salgado que nasceu na cidade nos anos 1960 e conquistou o paladar de todos os capixabas. Agora, a iguaria poderá se tornar patrimônio cultural imaterial do Espírito Santo.

É o que espera o deputado Luiz Durão, autor do Projeto de Lei 337/2021 que tramita na Assembleia Legislativa. O parlamentar ressaltou a importância da Tripinha para os linharenses e lembrou que a Lei ajudará a eternizar a receita da saudosa cozinheira Anita Paiva.

“A Tripinha foi criada pela dona Anita em um casamento realizado em Linhares no dia 18 de janeiro de 1964. Ao perceber o número de convidados e que não havia mais recheio para a feitura de salgados, ela rapidamente colocou parte da massa no cilindro com dispositivo para taiadela e jogou as fitas numa frigideira com banha de porco quente. Com o sucesso do novo salgadinho, ao ser indagada sobre o nome, dona Anita respondeu com um sorriso maroto: Tripinha! E desde então a receita foi passada de geração em geração e hoje é vendida no comércio regional. Muitas famílias vivem de sua fabricação”, destacou Durão.

O deputado ainda lembrou no projeto que vários autores locais já documentaram a Tripinha em livros e portais de notícias do norte capixaba e que, além disso, a Prefeitura de Linhares instituiu no calendário oficial de eventos históricos e culturais da cidade o dia 18 de janeiro como a data em que dona Anita criou o salgado, dada a importância da Tripinha para toda a região.

“Bens culturais imateriais são criações de uma comunidade local baseadas em tradições e passadas de geração em geração, tornando-se expressão da identidade regional. A Tripinha tem uma relevância importantíssima para toda região norte do Espírito Santo e encaixa-se perfeitamente nesse conceito, então estou muito confiante de que a matéria será aprovada e a nossa Tripinha, eternizada”, disse Luiz Durão.

Rio Bananal - ES Atualizado às 14h21 - Fonte: ClimaTempo
29°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 29°

Ter 33°C 19°C
Qua 27°C 20°C
Qui 26°C 19°C
Sex 29°C 19°C
Sáb 29°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias