Terça, 26 de março de 2019
27 99868 6708
Entretenimento

01/03/2019 às 13h15

Redacão

Rio Bananal / ES

Tudo pronto para o Carnaval nos balneários de Linhares
A expectativa de público é 40 mil foliões em Pontal, 11 mil em Regência e 9 mil em Povoação, durante os dias de carnaval.
Tudo pronto para o Carnaval nos balneários de Linhares
Foto: Divulgação Prefeitura de Linhares

Em Linhares, já está tudo pronto para maior festa popular do país: o carnaval. Em Pontal do Ipiranga, Regência e Povoação, a expectativa é que 60 mil turistas e veranistas passem pelos três balneários. Serão cinco dias de festa, com início na sexta-feira (1º) seguindo até a terça-feira (5). Vai ter bloquinhos de ruas, Arena Mexe Pontal na praia, marchinha pelas ruas com a Banda Saudades de Outrora, shows musicais, soltura de tartarugas, aeróbica, Fubica e fanfarra pelas ruas das vilas, dança e cultura. A programação foi preparada pela prefeitura junto com as associações de moradores dos três balneários. 


As atrações musicais prometem animar os foliões no palco e no trio elétrico. Na sexta-feira dentre as apresentações está banda Cuba Libre, no trio e Larissa Salles, no Pontal do Ipiranga; em Regência, Fubica pelas ruas da vila e banda Página 7 e; em Povoação, Banda Gasparzinho, no palco da área de eventos. 


Além da programação festiva, a Prefeitura de Linhares, reforçou alguns serviços para garantir o conforto e a segurança de turistas, moradores e frequentadores dos balneários:


Saúde


Os foliões vão contar com o serviço de saúde 24 horas. Será reforçado o atendimento durante os cinco dias de carnaval, das 19h da sexta (1º) até as 6h da quarta (6). As unidades de saúde do Pontal do Ipiranga e Regência irão atuar em regime de plantão 24 horas e contarão ainda com reforço de ambulâncias extras nos dois locais.  Já em Povoação, duas ambulâncias estarão à disposição, atuando com atendimentos 24 horas. Os casos de emergência registrados na praia de Povoação serão atendidos pela ambulância da Prefeitura de Linhares e levados para o Hospital Geral de Linhares (HGL). 


Obras e Serviços Urbanos


As atividades destinadas à conservação e limpeza dos balneários, como coleta de lixo, varrição das vias, limpeza das praias e fiscalização, serão intensificadas e realizadas normalmente. Na entrada de cada praia, estará disponível um container para armazenar o lixo produzido na praia. As estradas de acesso aos balneários de Povoação, Regência e Urussuquara já receberam melhorias com serviços de patrolamento. Uma equipe estará de plantão nos três balneários para manutenção da iluminação pública, se necessário. Até sexta-feira, a equipe finaliza a pintura do meio feio.


Animais na praia


Existe uma Lei Municipal 1914/1996 que proibi animais domésticos circulando nas praias e lagoas do município. Então, a orientação é de que os donos não levem os animais para estes locais.


Restinga


Na orla, a vegetação que mais sofre com o impacto é a rasteira e fixadora de dunas, pois o trânsito de pessoas ou veículos danificam essa vegetação. A orientação é para que os pedestres utilizem caminhos já existentes e os motoristas estacionem ou trafeguem nas vias, não sobre a vegetação. Assim evitamos a degradação dessa vegetação sensível e de grande importância para evitar o arraste de areia das dunas pela força do vento.


Segurança Pública e Defesa Social


A segurança será intensificada nas três praias com a presença de policiais militares e agentes da Guarda Civil Municipal, além de agentes de trânsito da PM e também da Prefeitura. Eles estarão dispostos em diversos pontos da folia e contarão com o apoio de 12 câmeras de videomonitoramento, instaladas ao longo da Avenida da Lua, a principal do Pontal do Ipiranga, na entrada/saída do balneário e no palco. Os equipamentos gravarão imagens como provas que identifiquem supostos criminosos no ato das ocorrências, além de garantir mais segurança e tranquilidade aos turistas e veranistas que escolhem as praias do município. O efetivo de segurança conta com mais de 80 profissionais somente no Pontal do Ipiranga, mais 8 em Regência e 8 em Povoação. 


Ações no trânsito


Nos momentos do trio elétrico, a Avenida da Lua será interditada para o trânsito de veículos, sendo liberadas parcialmente após o término dos shows. A fiscalização vai ser intensificada com a realização de blitzes integrada entre a PM de trânsito e os agentes municipais de trânsito.


Guarda-Vidas


A Prefeitura contratou 30 guarda-vidas para atuar nas três praias, sendo 21 no Pontal do Ipiranga, incluindo o riozinho, 6 em Regência e 3 de Povoação.


Carros de Som


Na entrada do balneário do Pontal do Ipiranga, haverá a distribuição de panfletos com orientações referentes ao som alto, que terá tolerância zero durante o Carnaval. São proibidos carros de som nas vias públicas e nas praias, podendo o proprietário ser multado e o veículo apreendido. As "caixinhas de som" na praia se estiverem perturbando o sossego, também serão recolhidas. A questão também vale para residências e comércios que estiverem com o som alto. Os turistas e veranistas podem acionar a fiscalização e a Polícia Militar ou discar para o 190. O som/música só será permitidos até às 2 horas da manhã nos três balneários, e, se necessário, a Polícia Militar vai intervir. 


Carros na areia da praia


Os veículos que forem flagrados transitando na areia da praia serão autuados pela fiscalização de trânsito, resultando em multa no valor de R$ 130,16, além de 4 pontos na carteira.


Lixeiras


Para manter a organização e limpeza das praias, os três balneários contam com 40 lixeiras que foram instaladas pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos para atender o verão. Cada uma possui capacidade de acomodar até 200 litros, entre pequenos resíduos gerados pelos turistas e banhistas, como papéis, garrafas de vidros, PET, plásticos, resto de comida, latinhas, copos e cocos.

Veja também
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium