EDP

Projeto da EDP beneficiou 18 mil alunos em 2018

Boa Energia nas Escolas capacitou 236 educadores em cinco municípios do Estado do Espírito Santo

25/02/2019 14h14
Por: Redacão

A EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, capacitou 236 educadores e beneficiou mais de 18 mil alunos entre os meses de julho e outubro do último ano. As ações fizeram parte do programa Boa Energia nas Escolas, que tem como objetivo principal disseminar informações sobre a utilização segura e eficiente da energia elétrica nas instituições de ensino da rede pública.

A iniciativa trabalha conceitos sobre a utilização segura e eficiente da eletricidade de forma lúdica com estudantes da rede básica de ensino. É no caminhão-laboratório que os alunos têm contato prático sobre os temas estudados na sala de aula. Na unidade móvel de ensino vivenciam uma série de experimentos, aprendendo na prática temas como a preservação dos recursos naturais, os tipos de geração de energia, segurança com pipas e rede elétrica e sobre a melhor forma de uso dos equipamentos elétricos.

Além da disseminação do conhecimento para os alunos, o Boa Energia nas Escolas trabalha a capacitação de educadores, com cartilhas e materiais para serem utilizados em sala de aula.

 “Quando uma informação relevante sensibiliza o jovem, ele absorve e transmite a mudança para seus familiares. É um ciclo que ultrapassa os muros da escola e impacta positivamente nas mudanças de hábitos das famílias”, destaca o gestor executivo da EDP, Afonso Celso da Silva.

Em 2018, três escolas foram beneficiadas com kit’s fotovoltaicos, com potencial de gerar cerca de 4.950 kWh/ano por escola, visando o seu uso pedagógico como laboratório e ajudando a reduzir a conta de energia elétrica dessas escolas.

O Boa Energia nas Escolas faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) da empresa, que utiliza a metodologia PROCEL Educação e é regulado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Por dentro do caminhão

De médio porte e customizado, a unidade móvel de ensino é um caminhão equipado com televisão que exibe vídeos educacionais, óculos de realidade virtual, além de contar com diversos experimentos sobre energia elétrica e uma maquete que simula o consumo de uma residência.

As crianças que visitam a unidade são acompanhadas por uma equipe de monitores devidamente uniformizada e treinada para transmitir informações básicas sobre a energia elétrica e os caminhos que ela percorre até chegar às residências, bem como a melhor forma de usar a eletricidade com segurança e sem desperdício.

Confira as atividades que o caminhão-laboratório oferece:

Painel interativo e casa de consumo – um painel com os principais cômodos e equipamentos eletrodomésticos que simulam o consumo de uma residência;

Óculos e vídeo de Realidade Virtual 360º –  com os óculos de realidade virtual é possível assistir um vídeo educativo demonstrando de forma interativa os caminhos da energia;

Gerador de Van der Graff - produz o efeito de arrepiar os cabelos de quem tocar na cúpula, isolado da terra, pois o cabelo fica eletrizado com cargas da mesma polaridade, que consequentemente se repelem;

Globo de Plasma – quando uma pessoa coloca a mão na lâmpada acima da zona iluminada, ela ilumina até à zona em que a mão encosta, pois a pessoa passa a ser o condutor elétrico, induzindo a corrente à área onde a mão está;

Teste de Nervos – o grande desafio é completar o trajeto sem tocar no fio. Ao tocar a argola no fio fecha-se o circuito, acionando uma luz e uma campainha;

Gerador Manual – O estudante gira uma manivela que transforma a energia mecânica em energia elétrica. A energia produzida acende lâmpadas de LED;

Conjunto para Estudo da Transformação da Energia Solar – A célula fotovoltaica capta a energia solar que é transformada em energia elétrica. A energia produzida gira o disco colorido, conhecido como disco de Newton, que, ao girar, produz um efeito visual. O disco fica totalmente branco, sendo explicado pela persistência visual dos nossos olhos.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Rio Bananal - ES
Atualizado às 05h10
19°
Poucas nuvens Máxima: 29° - Mínima: 18°
19°

Sensação

8.7 km/h

Vento

94.7%

Umidade

Fonte: Climatempo
Moto Mais rentagulo
Municípios
Anúncio
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias