Terça, 19 de março de 2019
27 99868 6708
Geral

22/12/2018 às 14h01

Redacão

Rio Bananal / ES

Rede Cuidar Região Central, em Linhares, é inaugurada
Os atendimentos na Unidade da Rede Cuidar em linhares começam no dia 7 de janeiro após capacitação dos 24 profissionais que irão atuar na Unidade.
Rede Cuidar Região Central, em Linhares, é inaugurada
Foto: Divulgação Prefeitura de Linhares

A população capixaba passa a contar com um novo modelo de atendimento integral à saúde, que visa melhorar a qualidade de vida. É a Rede Cuidar, uma rede de atendimento que propõe a reorganização do atendimento no sistema de saúde pública do Espírito Santo, desde a porta de entrada na unidade de saúde do município, passando pelas consultas e exames até a rede hospitalar. A Rede Cuidar Cuidar Região Central foi entregue na manhã desta sexta-feira (21), em Linhares, e inicia os atendimentos a partir do dia 7 de janeiro de 2019 após a capacitação dos profissionais que irão atuar na Unidade que fica localizada no bairro Três Barras, próximo ao Centro de Controle de Zoonoses.


A solenidade de entrega contou com a presença do governador Paulo Hartung, do secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, do prefeito de Linhares Guerino Zanon e dos demais prefeitos das cidades que integram a Região Central:  Águia Branca, Alto Rio Novo, Governador Lindenberg, João Neiva, Marilândia, Rio Bananal, São Domingos do Norte, Sooretama e Vila Valério, entre outras autoridades, como vereadores e secretários estaduais e municipais, e moradores da região. 


A Rede Cuidar é o novo modelo de atendimento integral à saúde que visa melhorar a qualidade de vida das pessoas, formando uma rede que está reorganizando o atendimento no sistema de saúde pública do Espírito Santo, desde a porta de entrada na Unidade de Saúde do município, passando pelas consultas e exames especializados, até a rede hospitalar. Esta é a quarta unidade da Rede Cuidar entregue pelo Governo do Estado, em parceria com os municípios. 


O governador Paulo Hartung explicou que a Rede Cuidar é uma iniciativa que envolve a atuação integrada dos Governos Estadual, Federal e dos 10 municípios da região e ressaltou o modelo moderno de gestão que viabilizou a criação da Rede Cuidar. "Hoje é mais um dia histórico para a saúde pública no nosso Estado. O Sistema Único de Saúde, o SUS, está fundamentado na descentralização e na hierarquização dos serviços. Estamos estabelecendo essa nova metodologia, em que levamos as consultas e os exames especializados para mais próximo dos cidadãos e, com isso, humanizando o atendimento", destacou o governador.


Para o prefeito de Linhares Guerino Zanon, a entrega da unidade de cuidado integral à saúde em Linhares é um grande passo para a melhoria da prestação dos serviços públicos de saúde. "Hoje é um dia festivo e muito importante para a população, pois estamos entregando uma melhoria substancial na prestação dos serviços públicos de saúde. Trabalho de parceria com todos os municípios da região. O futuro se constrói com muitas mãos e foi com muitas mãos que vencemos esse desafio, em prol da saúde de toda a população destes 10 municípios", disse.


O secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, destacou que entre os benefícios para a população com a entrega dessa unidade estão o atendimento mais próximo de casa, evitando o deslocamento para a Grande Vitória; aumento da oferta de consultas e exames; redução do tempo de espera para consultas e exames; atendimento personalizado e humanizado; integração das equipes da atenção primária às equipes da atenção especializada, garantindo um atendimento multiprofissional.


"Cerca de 300 mil pessoas terão um atendimento de saúde de qualidade feito aqui nesta unidade da Rede Cuidar. Com esse projeto, estamos descentralizando, para o interior, consultas e exames, evitando que a população se desloque em direção à Grande Vitória para ter acesso a serviço de saúde que não precisa ser feito lá (na Grande Vitória), e pode ser feito aqui. Essa política de descentralização já retirou da estrada mais de 100 mil pessoas, e o objetivo, quando todas as unidades estiverem prontas, é que cerca de 1 milhão de pessoas que terão atendimento perto de casa e não precisarão se deslocar em direção à região metropolitana de Vitória", disse o secretário.


Linhas de cuidado, consultas e exames


A unidade Cuidar em Linhares irá oferecer duas linhas de cuidado: Saúde da Mulher e da Criança (incluindo propedêutica de câncer de mama e de colo de útero), e de Hipertenso e Diabético. Essas linhas de cuidado foram definidas após um estudo de necessidades de atendimentos na região.


As atividades serão iniciadas no dia 7 de janeiro de 2019, com atendimento na linha de cuidado de Hipertensão e Diabetes. Os demais atendimentos serão adicionados gradativamente.


Na linha de cuidado Saúde da Mulher e da Criança serão ofertados, por ano, 8.385 consultas (obstétricas, pediátricas, mastológicas e ginecológicas); 5.944 exames e procedimentos (ultrassonografias, mamografias, ECG, biópisias, colposcopias, eletrocauterizações); e 39.331 atendimentos de equipe multidisciplinar (assistente social, nutricionista, enfermagem, farmacêutico, fisioterapeuta, técnico de enfermagem).


Já na linha de cuidado de Hipertenso e Diabético, serão oferecidos 10.666 consultas (cardiologia, angiologia, nefrologia, endocrinologia); 9.891 exames (teste ergométrico, ecocardiograma, ECG, Mapa, Holter, fundoscopia, retinografia, laserterapia, doppler manual); e 32.724 atendimentos de equipe multidisciplinar (assistente social, nutricionista, enfermagem, farmacêutico, psicólogo, fisioterapeuta, técnico de enfermagem).


Profissionais


Para atuar no local foram contratados 24 profissionais, entre médicos, enfermeiros, farmacêutico clínico, fisioterapeuta, nutricionista, técnicos de enfermagem, funcionários de apoio administrativo, faturamento, recepção, almoxarife, porteiro e auxiliar de higienização.


Rede Cuidar


Para ser atendido na Rede Cuidar, o paciente deve ir até a Unidade de Saúde do seu município. Após avaliação, de acordo com a sua necessidade, será encaminhado para a Rede Cuidar.


Serão cinco unidades no total: Nova Venécia, Santa Teresa, Guaçuí (em funcionamento), Linhares (com início do funcionamento em 7 de janeiro de 2019) e Domingos Martins - cobrindo todo o Estado com consultas e exames especializados mais perto do local de moradia dos usuários do SUS. Com todas as unidades em funcionamento, estima-se que cerca de 1 milhão de pessoas deixem de ser direcionadas para a Grande Vitória em busca de atendimentos, garantindo mais qualidade de vida ao cidadão

Veja também
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium