VACINAÇÃO

Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo começa no dia 6 de agosto

Durante o período da campanha as vacinas serão aplicadas em todas as Unidades de Saúde do município

05/08/2018 13h59
Por: Redacão
Foto: O Ribanense
Foto: O Ribanense

A Prefeitura de Rio Bananal, através da Secretaria Municipal de Saúde realizará no período 06 a 31 de agosto de 2018, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e contra o Sarampo. A população alvo desta campanha é composta por crianças de 1 ano até menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), conforme o protocolo do Ministério da Saúde.

Durante o período da campanha as vacinas serão aplicadas em todas as Unidades de Saúde do município. Mas no dia de mobilização nacional – o chamado dia D – que acontecerá em 18 de agosto, um sábado, as vacinas serão somente na unidade sede, que fica ao lado do hospital, das 8h às 16h.

A Campanha do Ministério da Saúde têm como objetivo manter elevada cobertura vacinal contra a poliomielite nos municípios, visando evitar a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite, bem como vacinar os menores de cinco anos de idade contra o sarampo e a rubéola, para manter o estado de eliminação dessas doenças no país.

“Os pais e responsáveis são atores sociais importantes no processo de manutenção da eliminação dessas doenças e devem comparecer aos serviços de vacinação com suas crianças, levando a caderneta de vacinação para avaliação e registro”, disse a técnica municipal em imunização Risieli Guerra Ramos Ambrozio.

Poliomielite e Sarampo

No que se refere à poliomielite, esta é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. Acomete em geral os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principais características a flacidez muscular, com sensibilidade preservada, e ausência de reflexos no segmento atingido.

O Sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Rio Bananal - ES
Atualizado às 05h10
19°
Poucas nuvens Máxima: 29° - Mínima: 18°
19°

Sensação

8.7 km/h

Vento

94.7%

Umidade

Fonte: Climatempo
Moto Mais rentagulo
Municípios
Anúncio
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias