Folga, reunião em família e muito lucro. Durante a Sexta-feira Santa (18), Páscoa (20) e Tiradentes (21), bares e restaurantes do Estado esperam alta de faturamento ao longo deste 'feriadão' de abril. Segundo o presidente do Sindbares/Abrasel ES, Rodrigo Vervloet, em comparação com um período normal, empresários do Espírito Santo podem esperar um aumento de até 30% no faturamento neste feriado prolongado.
No âmbito nacional, de acordo com a pesquisa realizada pela Abrasel, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, 71% dos empresários esperam aumentar o faturamento durante o feriado prolongado de abril, em comparação com a Semana Santa do ano passado. Para a maioria, o incremento deve variar entre 5% e 20%.
Segundo Vervloet, essa alta porcentagem no Espírito Santo, é uma soma de fatores. "Em feriados, normalmente a alimentação fora do lar de fato cresce, mas na Semana Santa em si a gastronomia capixaba tem um destaque ainda maior: a torta capixaba. Então, para além dos dias do feriado, a busca pela torta capixaba, um prato típico característico da culinária do Espírito Santo consumido durante esse período, favorece o faturamento dos estabelecimentos do setor no Estado", explica.
O presidente do Sindbares/Abrasel/ES ainda reforça que com o aumento no consumo, o mercado de trabalho no Espírito Santo também será aquecido. Cerca de mil vagas de emprego devem ser geradas em todo o estado durante o período da Páscoa, impulsionando ainda mais a economia local.