A novidade começa a valer nesta semana e será utilizada pelos fiscais e analistas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Linhares
A área ambiental de Linhares ganhou um importante aliado tecnológico para as ações de fiscalização e licenciamento a partir desta semana. A secretaria municipal de Meio Ambiente (Semam) fará o uso de dois drones como parte das estratégias visando maior proteção de importantes ecossistemas da cidade, além de auxiliar outras secretarias do município. Os drones possuem licença da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac).
Para a utilização dos equipamentos, servidores da Semam passaram por um treinamento com técnicos do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), numa parceria com o Governo do Estado. O curso teórico foi realizado na semana passada e teve duração de 8 horas, com informações básicas de pilotagem, planejamento, calibrações e captação de imagens aéreas.
Com os novos equipamentos, que possui alcance de aproximadamente sete quilômetros e sistema de posicionamento por satélite, será possível chegar aos locais de difícil acesso, impedindo e identificando os indivíduos que se aproveitam das condições geográficas do Município para cometer, principalmente, infrações ambientais.
“Esse trabalho vai ajudar os servidores com relatórios e mapeamentos das áreas mais críticas, mais sensíveis. O serviço vai trazer velocidade e segurança para as ações da Secretaria”, disse o Analista de Meio Ambiente do Iema, Fabio Souza.
Os drones também serão usados em outras secretarias do município, como Saúde e Segurança Pública, em fiscalizações da Guarda Civil Municipal e ações da Defesa Civil, além de auxiliar os agentes de endemias na fiscalização no combate à dengue.
O prefeito Lucas Scaramussa falou sobre a importância dos drones para a otimização do trabalho de fiscalização e monitoramento e alcance de melhores resultados. “Linhares dará um salto na proteção ao meio ambiente. Estamos trazendo novas tecnologias para preservar a nossa natureza. Isso fará que a fiscalização ambiental seja muito mais presente, o que demonstra o nosso compromisso com a preservação, com as futuras gerações e com o desenvolvimento sustentável da cidade de Linhares.”
“Esta entrega, que representa a união entre a tecnologia e o recurso humano capacitado, importará na maior eficácia e abrangência das ações de fiscalização, ampliando a proteção ao meio ambiente de Linhares”, ressaltou o secretário municipal da pasta, Tiago Magalhães Faria, reforçando que quatro servidores da Semam foram capacitados para operar os drones.