A Praça Costa Pereira foi palco de mais uma edição da campanha do Laço Branco, nesta sexta-feira (6). Cconduzida pela Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), ainiciativa integra os "16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres" e reafirma o compromisso em combater todas as formas de violência contra a mulher.
Além de abordagens e entrega de materiais informativos para os homens que passavam no local, a programação contou com apresentações culturais de música e dança, que reforçam a mensagem de respeito e valorização da diversidade. O grupo de balé da Fafi realizou uma apresentação de dança no local, além do Saxofonista Almir Paulo, da Associação Alef Bet e do cantor Felipe Pelissari, do Fundo Municipal de Cultura, que fizeram lindas apresentações musicais.
Neste ano, Vitória comemora uma redução expressiva de 75% nos casos de feminicídio, resultado de políticas públicas integradas e ações preventivas contínuas. A secretária Flávia Alves destacou a importância do engajamento de homens nesse processo.
"O Laço Branco não é apenas um símbolo, mas um chamado à responsabilidade coletiva. Vitória tem avançado no enfrentamento à violência contra a mulher com políticas públicas consistentes, como o fortalecimento do CRAMSV, a atuação da Casa Rosa e ações educativas. Essa redução histórica nos feminicídios prova que, com trabalho conjunto e consciência, é possível salvar vidas e construir uma sociedade mais igualitária", afirmou a secretária.
A campanha dos 16 dias de ativismo continua até o dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, com outras ações da secretaria, como o Sabadão da Cidadania, que será realizado neste sábado (7), na Casa do Cidadão, em Maruípe. A ação ofertará também os serviços e orientações às mulheres que enfrentam situações de violência, reafirmando o direito de todas a uma vida sem medo.
Com iniciativas como essas, Vitória segue como referência na defesa dos direitos das mulheres, engajando a população e consolidando políticas públicas transformadoras, reforçando a mensagem de que o fim da violência contra a mulher é uma luta de todos.