Domingo, 17 de Janeiro de 2021
27 99868 6708
Geral LINHARES

Queimadas irregulares aumentam em Linhares

Além da queima provocada por terceiros, os proprietários de terrenos também mantêm a prática irregular com vistas a evitar custos com limpeza.

11/01/2021 13h40
Por: Redacão
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

No ano de 2020, a Prefeitura de Linhares, por meio do Departamento de Fiscalização e Postura – órgão vinculado à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos – registrou 43 denúncias de queimadas clandestinas na área urbana do município, dos quais sete foram multados. Muitos dos casos configuraram crime ambiental por atingir árvores e vegetação nativa.

De acordo com o artigo 28 da Lei nº 2.613/2006 (Código de Posturas do Município de Linhares), é terminantemente proibido “queimar ou fazer queimadas, nos próprios quintais ou em plantações empresariais, de quaisquer corpos, em quantidade capaz de molestar a vizinhança ou a comunidade”.

“Os proprietários de áreas particulares ficam obrigados a mantê-los limpos e livres de lixos e entulhos. Desta forma, em muitos casos, evita-se que indivíduos mal-intencionados iniciem a queima da vegetação e de materiais depositados no local”, diz o diretor do Departamento Municipal de Fiscalização e Postura, Laurindo Charles.

Além da queima provocada por terceiros, os proprietários de terrenos também mantêm a prática irregular com vistas a evitar custos com limpeza. No entanto, é uma atividade que ameaça a saúde pública. “Muitos idosos e pessoas com problemas respiratórios sofrem com os poluentes e materiais particulados emitidos com as queimadas. Além infringir as questões legais, a prática irregular também põe em risco a saúde coletiva”, destaca Laurindo Charles.

Conforme o diretor do Departamento de Fiscalização, a multa para quem pratica queimada irregular é de R$ 1.083,00. “Antes, o proprietário é notificado a manter o lote limpo. Em caso remanescente e com histórico de queimada, ele é multado. Quando não identificamos o incendiário, nós também notificamos o proprietário do imóvel”, completa Laurindo Charles.

Os casos de queimada clandestina podem ser reportados pelos moradores ao Departamento Municipal de Fiscalização e Postura, através do telefone (27) 3372 2120.

LINHARES - ES

LINHARES - Espírito Santo

Sobre o município
Rio Bananal - ES
Atualizado às 07h14 - Fonte: Climatempo
23°
Poucas nuvens

Mín. 21° Máx. 30°

23° Sensação
10.3 km/h Vento
73.8% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (18/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens
Terça (19/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 32°

Sol e Chuva
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias