Sábado, 24 de Outubro de 2020
27 99868 6708
ESTADO ESTADO

Estado autorizado a assumir ex-sede do Saldanha

Na sessão desta quarta-feira, foi aprovado projeto que permite ao Executivo estadual receber em permuta imóvel da Prefeitura de Vitória

07/10/2020 14h19
Por: Redacão
Estado autorizado a assumir ex-sede do Saldanha

Na sessão ordinária híbrida desta quarta-feira (7), os deputados aprovaram o Projeto de Lei (PL) 493/2020, que autoriza o governo estadual a realizar permuta de imóveis com a Prefeitura de Vitória: o Estado vai receber o imóvel que abrigou o Clube de Regatas Saldanha da Gama, no bairro Forte São João, e, em troca, o município ficará com um imóvel localizado na Avenida Carlos Moreira Lima, em Bento Ferreira. 

A matéria recebeu parecer pela constitucionalidade na Comissão de Justiça, e pela aprovação de Infraestrutura e Finanças, em reunião conjunta dos três colegiados. Em seguida foi aprovada pelo Plenário e segue, agora, para sanção do governador Renato Casagrande (PSB).

O deputado Sergio Majeski (PSB) cobrou que o governo estadual restaure a ex-sede do Saldanha, “uma das construções mais belas do centro de Vitória”, segundo ele. Majeski aproveitou a discussão da matéria para defender a revitalização de todo o centro da capital, principalmente de prédios históricos. “Isso é importante para o turismo e poderia gerar renda e emprego. Casarios e igrejas estão abandonados e desabando. Até mesmo projeto de retirar a fiação elétrica já foi prometido, mas não foi cumprido. O desleixo com a nossa história é imenso”, reclamou.

De acordo com a Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), a ideia é revitalizar o prédio do Saldanha e levar para lá a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). O governo também pretende criar no local um museu virtual com cenas históricas do Forte São João e instalar um espaço gastronômico para os visitantes.

Prédio histórico

A antiga sede do Clube Saldanha da Gama é um prédio histórico pertencente à Prefeitura de Vitória e desde 2014 está sem uso. O prédio foi construído no início do século 18 para ser uma fortaleza e proteger a ilha de Vitória de invasões estrangeiras – por isso recebeu o nome de Forte São João. Funcionou depois como cassino e, em 1931, foi comprado pelo clube. Sob a tutela do arquiteto André Carloni, ganhou um passadiço e nova sacada. O salão foi ampliado e a fachada, modificada. Na década de 40 do século passado, o prédio contava com cinco pavimentos, incluindo o térreo e duas torres. Em 1984, o imóvel foi tombado pelo município; a muralha do clube é tombada em nível estadual. Em 2006, a Prefeitura de Vitória comprou o prédio, que chegou a ser sede da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e ponto turístico aberto à visitação pública

Rio Bananal - ES
Atualizado às 16h53 - Fonte: Climatempo
26°
Chuva

Mín. 20° Máx. 26°

27° Sensação
16.9 km/h Vento
71.2% Umidade do ar
90% (40mm) Chance de chuva
Amanhã (25/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 24°

Chuva e trovoadas
Segunda (26/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias