Terça, 29 de Setembro de 2020
27 99868 6708
Geral ESTUDOS

Novo estudo aponta que é possível identificar câncer anos antes dos sintomas

Os pesquisadores reforçam que os resultados, apesar de animadores, são preliminares, já que foi testado um número consideravelmente baixo de pessoas.

05/09/2020 15h25
Por: Redacão
Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

A revista Nature Communications publicou, no dia 21 de julho, um estudo de pesquisadores da Universidade de Fudan, na China, sobre um teste laboratorial com potencial de detectar o câncer até quatro anos antes do surgimento de quaisquer sinais. O novo teste foi chamado de PanSeer.

No novo estudo, os pesquisadores utilizaram amostras previamente cedidas por pacientes voluntários para treinar um algoritmo e, a partir disso, desenvolver um sistema capaz de identificar grupos metil no DNA.

Fernando Zamprogno

O exame procurou nas amostras de sangue alterações específicas do DNA que ocorrem em alguns cânceres, como o de estômago, esôfago, colorretal, pulmão ou fígado. Uma das vantagens desse exame é ser menos invasivo do que outros como colonoscopia e mamografia.

De acordo com o coordenador de Oncologia Clínica da Rede Meridional, Fernando Zamprogno, detectar o câncer de forma precoce aumenta drasticamente as chances de sobrevivência. “Nesse estudo, os pesquisadores constataram que 91% dos pacientes que descobrem o câncer em fase inicial continuam vivos cinco anos depois. Já no grupo que só descobre a doença em estágio mais avançado, a taxa de sobrevivência cai para 26%”, afirma o médico. 

Os pesquisadores reforçam que os resultados, apesar de animadores, são preliminares, já que foi testado um número consideravelmente baixo de pessoas. Outros ensaios devem ser feitos no futuro para confirmar a eficácia do método. 

Rio Bananal - ES
Atualizado às 03h10 - Fonte: Climatempo
24°
Poucas nuvens

Mín. 20° Máx. 31°

24° Sensação
13.4 km/h Vento
91.4% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (30/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Quinta (01/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias