Sexta, 14 de Agosto de 2020 22:57
27 99868 6708
Cidades ARACRUZ

Aracruz entre as dez cidades do ES mais transparentes no combate à Covid-19

Nesta escala, Aracruz atingiu a pontuação de 9,64, sendo que as notas variavam de 0 a 10.

28/07/2020 18h02
Por: Redacão
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Aracruz é uma das cidades capixabas mais transparentes no combate à Covid-19, de acordo com avaliação realizada pela Ong Transparência Capixaba. O município aparece na 9ª colocação no ranking com base no guia “Recomendações para Transparência de Contratações Emergenciais em Resposta à Covid-19”, produzido pela Transparência Internacional – Brasil, em parceria com o Tribunal de Conta da União (TCU).

A entidade realizou o levantamento em 25 municípios com mais de 30 mil habitantes e avaliou informações referentes às aquisições e contratos realizados durante a pandemia que estão disponibilizados de uma forma clara e objetiva ao cidadão. Aracruz alcançou a pontuação de 68,5 e o resultado bom na análise final da Ong.

Ao todo, foram avaliados 34 itens, divididos em cinco categorias, cada uma com um peso diferente: informações essenciais (4), informações desejáveis (2), dados abertos (4), legislação (2) e controle social (4). A avaliação reúne quatro classificações: ótimo, bom, regular e ruim.

Segundo a secretária de Saúde, Clenir Avanza, o resultado alcançado reflete o compromisso da Prefeitura de Aracruz com a transparência cada vez maior, permitindo ao cidadão aracruzense acesso às informações de maneira rápida. “Todas as informações sobre contratos que a administração firmou, de modo emergencial, para desenvolver as ações necessárias para controle da Covid-19 estão disponíveis para população. Esse bom resultado no ranking de transparência no combate à Covid-19 é o reconhecimento de um trabalho de equipe realizado com agilidade, transparência e excelência”, comemora Avanza.

Mais uma vez a Prefeitura de Aracruz se destaca em um ranking de transparência

Esta não é a primeira vez que Aracruz se destaca em um levantamento sobre transparência. No ano de 2019, com dados referentes a 2018, a cidade havia alcançado a décima melhor pontuação no ranking brasileiro de transparência. Na época, a avaliação feita com base em estudos e pesquisas da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro foi divulgada pela Controladoria-Geral da União (CGU).

O resultado da Escala Brasil Transparente (EBT) – Avaliação 360° revela os municípios com mais de 50 mil habitantes, incluindo as capitais (com base nas estimativas do IBGE em 2017) que apresentaram resultados positivos no cumprimento de dispositivos da Lei de Acesso à Informação (LAI) e de outros normativos sobre transparência nos Estados e no Distrito Federal.

Nesta escala, Aracruz atingiu a pontuação de 9,64, sendo que as notas variavam de 0 a 10. No ranking geral de municípios, na ocasião, Aracruz também ocupou uma posição de destaque chegando ao 4º lugar, apenas abaixo de Serra (1º lugar - 9,95); Vitória (2º lugar - 9,85) e Vila Velha (3º lugar – 9,77).

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
ARACRUZ - ES

ARACRUZ - Espírito Santo

Sobre o município
Rio Bananal - ES
Atualizado às 22h40 - Fonte: Climatempo
22°
Poucas nuvens

Mín. 16° Máx. 29°

22° Sensação
12.5 km/h Vento
82.5% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (15/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 28°

Sol com algumas nuvens
Domingo (16/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias