Quarta, 12 de Agosto de 2020 18:37
27 99868 6708
Geral ADOAÇÃO

Prefeitura de Aracruz promove adoção de animais

Hoje, o CCZ conta com três cães e nove gatos para adoção, todos sem raça definida (SRD).

15/07/2020 14h01
Por: Redacão
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A adoção é um ato de amor e solidariedade. Os animais são companheiros fiéis e contribuem para alegrar e harmonizar o lar. Com o objetivo de incentivar a adoção de animais, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), ligado à Secretaria de Saúde da Prefeitura de Aracruz, quer oferecer um lar responsável para cães e gatos. Hoje, o CCZ conta com três cães e nove gatos para adoção, todos sem raça definida (SRD).

De acordo com o médico veterinário do CCZ, Sidnei Bernardo Gaspar, o recolhimento de animais pelo órgão é efetuado de maneira seletiva. “Avaliamos criteriosamente cada encaminhamento, reclamação ou solicitação em relação aos riscos de transmissão de zoonoses, demanda de responsabilidade do CCZ. Em alguns casos específicos, o centro pode recolher animais considerados de relevância para a saúde pública, definidos na Portaria de Consolidação Nº5, de 28 de setembro de 2017 e pela Portaria MS/GM nº 1.138, de 23 de maio de 2014”, informa o profissional.

Amanda Lacerda, Oficial de Controle Ambiental do CCZ, explica como os bichinhos entram para o programa de adoção. “Os animais de relevância para a saúde pública são recolhidos e, após o período de observação, se forem considerados clinicamente sadios e sem risco à saúde humana, estão aptos a serem adotados. Ao entrarem para o programa de adoção recebem os cuidados básicos como vacinas, tratamento contra pulga e carrapatos e vermífugo, enquanto esperam por um cuidador e um novo lar”, explica Amanda.

O abandono e os maus tratos de animais, tanto silvestres quanto domésticos, constituem crime previsto pela Lei Federal nº 9.605/98, podendo levar o infrator a pena que inclui detenção de três meses a um ano e o pagamento de multa.

Saiba como adotar um animal

O interessado em adotar um animal deve entender que esta decisão constitui um ato de responsabilidade e um compromisso por toda a vida do animal. O cuidador deve possuir mais de 18 anos e comparecer ao CCZ, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h. O órgão está localizado à Rodovia Projetada Aracruz-Guaraná, no bairro Vila Nova, próximo ao Senai.

Para adotar, a pessoa passa por uma entrevista realizada pela equipe do CCZ. A avaliação tem por finalidade verificar se o candidato está apto a adotar um animal de companhia. Este cuidado minimiza as chances de frustrações com os animais, devoluções e futuro abandono.

Após a aprovação, serão apresentados os animais que tenham o perfil ideal para cada família. Os adotantes recebem também informações a respeito da posse/guarda responsável e demais orientações sobre o animal. O processo inclui a apresentação dos documentos de identidade, CPF e comprovante de residência e a assinatura de um termo de transferência/responsabilidade. Mais informações pelo telefone: (27) 3270-7480 ou através do email [email protected]

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Rio Bananal - ES
Atualizado às 18h35 - Fonte: Climatempo
23°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 28°

23° Sensação
14.5 km/h Vento
74.2% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (13/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Sexta (14/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 28°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias