Quarta, 08 de Julho de 2020
27 99868 6708
CORONAVÍRUS LINHARES

Upa Infantil 24 horas, no Shell, iniciará atividades e HGL terá ala exclusiva para tratamento do coronavírus

Com a mudança, já a partir da próxima segunda-feira (29), o HGL ganhará outros 25 leitos exclusivos para pacientes da Covid-19 e UPA passará a ser uma Unidade 24 horas para atendimento de crianças de 0 a 16 anos

22/06/2020 19h05
Por: Redacão
Upa Infantil 24 horas, no Shell, iniciará atividades e HGL terá ala exclusiva para tratamento do coronavírus

Antes mesmo de ser inaugurada, a Unidade de Pronto-atendimento 24 horas, no bairro Shell, seria voltada aos atendimentos de crianças de 0 a 16 anos. Com a pandemia, a UPA precisou ser transformada numa Unidade Sentinela para os pacientes com suspeitas e sintomas do novo coronavírus.

Com o avanço da doença, foi necessária a reestruturação da rede hospitalar do Município. E a partir da próxima segunda-feira (29), a UPA começará a funcionar para atendimentos exclusivos de crianças, e o Hospital Geral de Linhares (HGL) ganhará uma ala exclusiva, inclusive com entradas independentes, para pacientes em tratamento da Covid-19.

São mais 25 leitos de enfermaria, podendo chegar a 40, que se somam aos 20 de UTI já existentes para casos graves da doença. Com isto, o hospital contará com 45 leitos exclusivos para pacientes da Covid-19 criados com recursos próprios. Existem ainda 10 leitos de UTI que estão em obras, numa parceria com o Governo do Estado do Espírito Santo.

Os 20 leitos de enfermaria que pertenciam à ala infantil do hospital, foram transformados em leitos de UTI Covid-19, sendo que, deste total, 08 leitos são de isolamento – UTI, todos equipados com aparelhos respiratórios.

A reestruturação ocorre após várias reuniões do Comitê de Enfrentamento à Doença e a decisão foi validada pelo prefeito Guerino Zanon e com o secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meirelles, e a subsecretária municipal de Saúde, Sônia Dalmolin de Souza, na manhã desta segunda-feira (22).

Com este novo desenho, o HGL funcionará com maior estrutura para o combate à Covid-19, garantindo um atendimento mais humanizado aos pacientes que precisam de suporte médico-hospitalar por causa da Covid-19.

UPA passará por desinfecção

Para concentrar os atendimentos, toda a ala infantil do HGL será transferida para a UPA do bairro Shell, que continuará funcionando 24 horas. O atendimento será exclusivo para crianças de 0 a 16 anos, numa forma de proteger estes pacientes daqueles com sintomas e suspeitas do novo coronavírus. 

Todo o setor pediátrico do HGL já estará em funcionamento na UPA Infantil, no Shell, já na próxima segunda feira, dia 29.  O local passará por um rigoroso processo de desinfecção.

AMPLIAÇÃO – O prefeito, Guerino Zanon, explica que o investimento é mais uma das várias ações que o Município executa para ampliar e qualificar a rede de Saúde. O objetivo é oferecer, em curto espaço de tempo, novos leitos para atender pacientes com coronavírus.

“É uma medida que reforça a preocupação da Prefeitura de Linhares em oferecer a melhor estrutura possível e garantir tratamento para as pessoas. Estas açōes irão permitir concentrar esforços e treinar pessoas com dedicação integral no enfrentamento ao Covid-19”, afirmou.

Guerino reafirmou que as ações prioritárias do governo continuam voltadas ao combate da Covid-19, seja no acompanhamento das medidas já adotadas desde o início da pandemia, com a criação do Comitê de Combate ao Coronavírus, em 15 de março, além da elaboração de novas estratégias de contenção ao vírus, além da manutenção de quatro unidades em horário estendido, das 7 ás 21 horas: Araçá, Caic (Interlagos), Planalto e Bebedouro, atendendo, desta forma, todas as regiões do Município.

“O nosso objetivo maior é contar com todo o reforço necessário nas ações de combate ao novo coronavírus. Essa logística é fundamental para que possamos ter condições de atender a população nesse momento tão delicado para o todo o Espírito Santo, e não poderia ser diferente em Linhares”, enfatizou o prefeito Guerino Zanon.

Mesmo sendo referência para atendimentos de coronavírus, o HGL, tem atendimento normal para os casos de urgência e emergência.

VANTAGENS – O secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meirelles, destacou outras vantagens de ter um espaço completamente voltado para o tratamento do coronavírus. “Concentramos profissionais intensivistas e equipamentos de suporte a vida, como respiradores. avaliou.

ALERTA – Saulo faz um alerta à população. Ele reforçou que a pessoa que estiver com algum sintoma mais grave da doença, como falta de ar, deve procurar imediatamente atendimento na rede hospitalar.

Nos sintomas mais leves, o paciente deverá procurar uma unidade básica de saúde, podendo também utilizar uma unidade com horário estendido, afirmou.

O secretário enfatiza as medidas de prevenção da doença: lavar as mãos várias vezes com água e sabão ou utilizar álcool gel, lavar os pulsos, entre os dedos e embaixo das unhas; limpar os objetos mais manuseados com álcool, manter os ambientes sempre ventilados e arejados, ao tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz com o braço ou com um lenço descartável.

Além disso, segundo ele, o isolamento social é essencial para evitar a disseminação do vírus. “A Secretaria da Saúde reforça que o isolamento social é importante para evitarmos a contaminação de mais pessoas”, disse.

Rio Bananal - ES
Atualizado às 20h14 - Fonte: Climatempo
20°
Poucas nuvens

Mín. 15° Máx. 29°

20° Sensação
12.1 km/h Vento
70.5% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (09/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens
Sexta (10/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 26°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias