Quarta, 08 de Julho de 2020
27 99868 6708
CORONAVÍRUS LINHARES

Quarta fase do Inquérito Sorológico começa nesta segunda (22) em Linhares

Na primeira fase, um morador testou positivo; na segunda, três foram identificados e, na terceira etapa, seis pessoas foram diagnosticadas com coronavírus

22/06/2020 13h14
Por: Redacão
Quarta fase do Inquérito Sorológico começa nesta segunda (22) em Linhares

A partir desta segunda até a próxima quarta-feira (24), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em parceria com a Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza a quarta etapa do “Inquérito Sorológico” – uma campanha de testagem da população capixaba para detecção de anticorpos do novo coronavírus (Covid-19).

Em Linhares, 280 moradores dos bairros Araçá, Aviso, Canivete, Interlagos, Juparanã, Movelar e do distrito de Bebedouro participarão da testagem. Na primeira fase, um morador testou positivo; na segunda, três foram identificados e, na terceira etapa, seis pessoas foram diagnosticadas com coronavírus.

As áreas escolhidas seguem o critério de setores censitários, conforme metodologia do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e foram determinadas pelo Governo do Estado do Espírito Santo. O inquérito foi dividido em quatro etapas, com intervalo de 15 dias entre cada uma.

Inquérito Sorológico

O Inquérito Sorológico é uma pesquisa que consiste em testar uma amostra da população que seja representativa do todo. Durante o atendimento são realizados sorteios para escolha de regiões dentro de cada município, assim como para a escolha do domicílio e do cidadão que participará do questionário a ser aplicado por profissionais da saúde – devidamente uniformizados e equipados.

No caso do paciente sorteado ser positivo, os demais moradores do imóvel serão testados, entretanto, a notificação para o inquérito será do residente entrevistado. O formulário é preenchido eletronicamente por celulares cedidos pelo IBGE. Cada equipe conta com um aparelho com aplicativo destinado exclusivamente para o Inquérito Sorológico.

Além disso, se a equipe encontrar residentes com sintomas respiratórios, independentemente do resultado do teste, essa pessoa será orientada ou, se necessário, encaminhada para o atendimento em unidade referenciada.

Nesta quarta etapa serão visitadas residências em 19 municípios: Afonso Cláudio, Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Linhares, Nova Venécia, São Mateus, Serra, Vila Velha, Vitória, Baixo Guandu, Conceição da Barra, Ecoporanga, Iúna, Marataízes, Santa Maria de Jetibá, Sooretama e Via

Rio Bananal - ES
Atualizado às 19h54 - Fonte: Climatempo
20°
Poucas nuvens

Mín. 15° Máx. 29°

20° Sensação
12.1 km/h Vento
70.5% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (09/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens
Sexta (10/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 26°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias