Domingo, 05 de Julho de 2020
27 99868 6708
Cidades CORONAVÍRUS

Segunda etapa do Inquérito Sorológico detecta três novos casos de coronavírus em Linhares

No município, 280 moradores dos bairros Araçá, Aviso, Bebedouro, Canivete, Interlagos, Juparanã e Movelar participaram da testagem.

02/06/2020 13h22
Por: Redacão
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Na última semana, entre os dias 27 a 29 de maio, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em parceria com a Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a segunda fase do “Inquérito Sorológico” – uma campanha de testagem da população capixaba para detecção de anticorpos do novo coronavírus (Covid-19).

No município, 280 moradores dos bairros Araçá, Aviso, Bebedouro, Canivete, Interlagos, Juparanã e Movelar participaram da testagem. Desse total, três pessoas testaram positivo para o novo coronavírus e estão cumprindo o isolamento social, sendo dois moradores do bairro Aviso e um do Canivete.

As áreas escolhidas seguem o critério de setores censitários, conforme metodologia do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e foram determinadas pelo Governo do Estado do Espírito Santo. O inquérito será aplicado em quatro etapas, com intervalo de 15 dias entre cada uma, sendo a terceira fase do Inquérito realizada nos dias 8, 09 e 10 de junho.

Inquérito Sorológico

O Inquérito Sorológico é uma pesquisa que consiste em testar uma amostra da população que seja representativa do todo. Durante o atendimento são realizados sorteios para escolha de regiões dentro de cada município, assim como para a escolha do domicílio e do cidadão que participará do questionário a ser aplicado por profissionais da saúde – devidamente uniformizados e equipados.

No caso do paciente sorteado ser positivo, os demais moradores do imóvel serão testados, entretanto, a notificação para o inquérito será do residente entrevistado. O formulário é preenchido eletronicamente por celulares cedidos pelo IBGE. Cada equipe conta com um aparelho com aplicativo destinado exclusivamente para o Inquérito Sorológico.

Além disso, se a equipe encontrar residentes com sintomas respiratórios, independentemente do resultado do teste, essa pessoa será orientada ou, se necessário, encaminhada para o atendimento em unidade referenciada.

Nesta etapa, foram visitadas residências em 19 municípios: Afonso Cláudio, Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Linhares, Nova Venécia, São Mateus, Serra, Vila Velha, Vitória, Baixo Guandu, Conceição da Barra, Ecoporanga, Iúna, Marataízes, Santa Maria de Jetibá, Sooretama e Viana.

Rio Bananal - ES
Atualizado às 22h44 - Fonte: Climatempo
18°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 25°

18° Sensação
8.6 km/h Vento
86.9% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (06/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Terça (07/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias