Domingo, 31 de Maio de 2020
27 99868 6708
Geral LINHARES

HGL terá 10 leitos exclusivos para pacientes graves do coronavírus

As obras de reestruturação são realizadas pela Prefeitura de Linhares e pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e a previsão é que os leitos estejam disponíveis agora no mês de maio.

29/04/2020 15h54
Por: Redacão
HGL terá 10 leitos exclusivos para pacientes graves do coronavírus

O Hospital Geral de Linhares (HGL) está realizando uma série de adequações para virar um dos hospitais referenciados pelo Governo do Estado do Espírito Santo no tratamento dos casos graves da Covid-19. O hospital terá 10 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para receber os pacientes que precisem de suporte médico-hospitalar por conta do novo coronavírus. Dos 10 leitos, 1 (um) é para paciente em isolamento e os outros 9 (nove) são leitos normais de UTI, com todos os equipamentos necessários e aptos para entrar em funcionamento. A previsão é que os leitos estejam disponibilizados no próximo mês de maio.

As obras de adequação estão sendo executadas numa parceria entre a Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Saúde, e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Toda a equipe médica e de enfermagem que atuará nos 10 leitos são profissionais que serão disponibilizados pelo Município.

O prefeito de Linhares Guerino Zanon destacou todo o esforço que as equipes do HGL vem fazendo para combater a disseminação do coronavírus e oferecer o melhor atendimento àqueles que precisem da internação. Ele lembrou que recentemente o hospital implantou um setor de triagem para agilizar os atendimentos que chegam à unidade hospitalar com sintomas ou suspeitas da doença.

“Toda a equipe do hospital está mobilizada no combate ao coronavírus, quer seja na oferta de leitos, para somar esforços com toda a rede para prestar uma assistência de qualidade, quer seja nos treinamentos de profissionais, aquisição de equipamentos de proteção, mudanças de rotina, entre tantas outras medidas pensadas cuidadosamente”, pontuou.

O secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meireles, explica que a parceria entre Município e Estado viabiliza equipar o HGL tanto na sua estrutura física, com a chegada de novos equipamentos, como no ajustamento do fluxo dentro e fora do hospital, para otimizar o atendimento ao paciente com COVID-19.

“É uma medida que reforça a preocupação da Prefeitura de Linhares em oferecer o melhor tratamento possível para as pessoas. A exclusividade nos permite concentrar esforços e treinar pessoas com dedicação integral no enfrentamento ao Covid-19”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meireles.

Alerta

O secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meireles, faz um alerta à população. Ele reforçou que a pessoa que estiver com algum sintoma mais grave da doença, como falta de ar, por exemplo, deve acionar uma das quatro unidades básicas de saúde direcionadas desde o início da pandemia para atender os pacientes com sintomas ou suspeitas da doença: Caic, no Interlagos; Planalto e Bebedouro, além da Unidade Sentinela que funciona na Unidade de Pronto-atendimento 24 horas, no bairro Shell.

São esses locais que farão o encaminhamento para o HGL, se houver necessidade. “Até por uma questão de segurança, para evitar contaminação e a circulação do vírus, devemos respeitar todos os procedimentos”, afirmou.

Hospitais Referência

A Secretaria da Saúde publicou, na última quarta-feira (22), no Diário Oficial do Estado, a Portaria Nº067-R, que atualiza a redefinição dos perfis de atuação dos serviços hospitalares durante o Estado de Emergência em Saúde Pública no Espírito Santo, decorrente da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

São unidades da rede própria e também filantrópicos, que receberam mudanças em relação às referências hospitalares para o atendimento médico tanto para a COVID-19 quanto para demais serviços, de forma a não desassistir a população que demanda o atendimento médico para demais enfermidades.

Na nova atualização, o Hospital Estadual Dório Silva, na Serra; o Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes, em Vitória; e o Hospital Maternidade São José, em Colatina, passam a ser as referências estaduais no atendimento a pacientes com Covid-19 junto a outras seis unidades já referenciadas inicialmente, como Hospital Estaduais Dr. Jayme Santos Neves; Roberto Arnizaut Silvares; Infantil de Vitória; Maternidade Sílvio Avidos; Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim e Hospital Infantil Francisco de Assis.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Rio Bananal - ES
Atualizado às 12h56 - Fonte: Climatempo
26°
Poucas nuvens

Mín. 16° Máx. 27°

27° Sensação
7.7 km/h Vento
53.8% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (01/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 28°

Sol com algumas nuvens
Terça (02/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 28°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias