Sábado, 30 de Maio de 2020
27 99868 6708
Cidades LINHARES

Prefeitura de Linhares anuncia realização de testes de coronavírus com recursos próprios

A medida foi tomada para ganhar agilidade no monitoramento de novos casos, em decorrência da grande demanda do Laboratório Central (Lacen-ES)

13/04/2020 15h35
Por: Redacão
Prefeitura de Linhares anuncia realização de testes de coronavírus com recursos próprios

A Prefeitura de Linhares anunciou que o Município vai realizar seus próprios exames para detecção de coronavírus com a aquisição, inicialmente, de 3 mil testes rápidos. Para a ação, anunciada nesta segunda-feira (13), pelo prefeito Guerino Zanon, serão investidos recursos próprios do município. A previsão é que os testes cheguem entre os dias 15 e 20 de abril.

O objetivo é realizar os testes no município evitando a dependência do Laboratório Central do Espírito Santo (Lacen-ES), naturalmente sobrecarregado com toda a demanda do Estado. Com isso, ganhar agilidade no monitoramento de novos casos detectados. Até este domingo (12), Linhares tem nove casos confirmados de coronavírus, 237 casos notificados, 176 casos descartados e 1 óbito registrado.

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, destacou que é necessário trabalhar as medidas com base em informações rápidas e os dados dos exames são importantes, para orientação e efetivação das ações do Governo no enfrentamento do coronavírus.

“Imagina a angústia de quem tem os sintomas do coronavírus e precisa esperar dias pelo resultado, para saber se tem ou não o vírus. Isso é uma insegurança, não só para o paciente, mas também para as nossas equipes de saúde e ainda, para a população que fica na expectativa sobre o resultado. Agora, com aquisição dos testes rápidos poderemos dar uma resposta de imediato. Os testes também irão nortear as decisões das ações que a Prefeitura vem adotando desde o início da pandemia para proteger a população”, disse Guerino.

O secretário de Saúde de Linhares, Saulo Rodrigues Meirelles, pontua que os testes recebidos serão aplicados por indicação de médicos ou da Vigilância Epidemiológica do município, apenas em pacientes que estiverem classificados dentro do protocolo estabelecido para suspeitos de coronavírus. Os testes serão realizados no Hospital Geral de Linhares (HGL), na Unidade de Pronto Atendimento 24 horas do bairro Shell (Unidade Sentinela), e nas três unidades básicas de saúde 24h (Caic, no Interlagos, Planalto e Bebedouro).

“Precisamos hoje de mais informações para agilizar as decisões do município. Isso permitirá proteger a população de Linhares de um maior contágio”, reforçou o secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meirelles.

A Secretaria Municipal de Saúde segue trabalhando em todos os equipamentos de saúde em treinamentos e capacitações contínuas para o atendimento referente a pacientes suspeitos ou acometidos com a Covid-19.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
LINHARES - ES

LINHARES - Espírito Santo

Sobre o município
Rio Bananal - ES
Atualizado às 00h20 - Fonte: Climatempo
18°
Poucas nuvens

Mín. 17° Máx. 27°

18° Sensação
10 km/h Vento
87.3% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (31/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Segunda (01/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 28°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias