Sexta, 29 de Maio de 2020
27 99868 6708
Geral ALIMENTAÇÃO

Hospital de Urgência e Emergência dá dicas de alimentação para diabéticos

A nutricionista do HEUE, Magda Felipe Matos, explica por que os diabéticos são mais vulneráveis ao novo vírus.

08/04/2020 18h57
Por: Redacão

A pandemia do novo Coronavírus acendeu o alerta para os cuidados com a saúde, em especial, para aquelas pessoas que fazem parte do grupo de risco da doença. No dia Mundial da Saúde, celebrado nesta terça-feira (07), o Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), gerenciado pela Pró-Saúde, em Vitória, alerta para os cuidados com alimentação, principalmente, para quem apresenta histórico de diabetes e hipertensão.

Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose e garante energia para o organismo. A nutricionista do HEUE, Magda Felipe Matos, explica por que os diabéticos são mais vulneráveis ao novo vírus.

“Estudos realizados pela Sociedade Brasileira de Diabetes afirmam que pessoas com diabetes não têm maior risco de contrair o Coronavírus, mas sim, de evoluir para quadros clínicos de maior gravidade da Covid-19. Assim, é importante planejar uma alimentação correta, principalmente neste período”, afirma.

A especialista esclarece que níveis elevados de açúcar no sangue podem ocasionar baixa na imunidade em pessoas com diabetes. Por isso, é essencial manter o controle glicêmico adequado, seja por meio de medicamentos e insulinas, consumo da quantidade ideal de água e sono regulado, dormindo no mínimo 8 horas por dia. “Neste período de isolamento social, onde a recomendação é não sair de casa, o ideal é fazer uma caminhada pelo quintal, pular corda, dançar ou subir e descer escadas. Usar o espaço disponível para se manter ativo. Os exercícios ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue, reduzir e/ou controlar o peso e ainda melhorar a imunidade”, afirma.

Magda Felipe Matos ressalta também que para controlar a glicemia, o recomendado é consumir nutrientes que auxiliam na melhora do sistema imunológico. “O ideal é consumir carnes, vegetais verdes e escuros (couve, agrião, rúcula e brócolis) e leguminosas (feijão, lentilha e grão-de-bico). As frutas sugestivas são as ricas em vitamina C: laranja, abacaxi, limão e goiaba”.

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 24 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Rio Bananal - ES
Atualizado às 23h50 - Fonte: Climatempo
18°
Poucas nuvens

Mín. 16° Máx. 28°

18° Sensação
10 km/h Vento
87.3% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (30/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Domingo (31/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias