LIVROS

Escolas da rede municipal de Rio Bananal recebem Livros Didáticos

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura começou nesta terça (04) as entregas

13/02/2020 14h46Atualizado há 2 semanas
Por: Redacão
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

As escolas da rede municipal de ensino do município de Rio Bananal - ES estão recebendo os livros didáticos encaminhados pelo Ministério da Educação (MEC). A entrega dos livros didáticos faz parte das ações do Governo Federal em parceria com os municípios que envia às escolas de educação básica pública obras didáticas, pedagógicas e literárias, além de outros materiais de apoio à prática educativa, sistemática, regular e gratuita aos alunos e professores.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura começou nesta terça (04), a entrega dos livros didáticos para os alunos das escolas da zona urbana e rural do município para serem utilizados durante o ano letivo de 2020.

Neste ano, alunos de Educação Infantil da zona urbana e rural também receberão livros, incluindo acervo literário e didáticos que foram adquiridos por meio do PPDE Interativo, do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

As quantidades de livros didáticos a serem recebidos pela escola podem ser verificadas no site do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação, o FNDE (www.fnde.gov.br/ – Livro Didático). O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) encaminha os livros às escolas conforme o censo escolar anterior ao ano de escolha do livro didático, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC).

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura segue as diretrizes instituídas pelo MEC/FNDE para o processo de escolha dos livros, remanejamento e reserva técnica. O acesso ao site permite que as escolas verifiquem os livros didáticos a serem recebidos pelo FNDE/PNLD, e em casos de necessidade de suprimento ou de excesso de livros, é feito o remanejamento dos materiais.

Os livros são produzidos conforme os princípios de sustentabilidade, o que inclui a reutilização desses materiais em turmas dos anos seguintes. Uma equipe técnica, formada por todos os órgãos envolvidos do MEC/FNDE, avalia a qualidade do material a ser utilizado pelas escolas, o processo de escolha, bem como a distribuição do livro didático nas escolas.

Por meio do PNLD, o FNDE compra, distribui e repõe os livros didáticos para todas as escolas públicas de ensino fundamental do Brasil, a partir das escolhas que as escolas realizam a cada três anos. Com base no censo escolar de dois anos anteriores, os livros são então enviados às escolas.

Dessa maneira, poderá haver pequenas oscilações entre o número de livros e de estudantes no ano letivo. Para fazer o ajuste, garantindo o acesso de todos os estudantes aos materiais, é necessário fazer o remanejamento daquelas escolas onde estejam excedendo para aquelas onde ocorra falta de livros, procurando assim minimizar o impacto da falta de livros didáticos nas escolas.

As escolas podem recorrer ainda à reserva técnica, no sistema PDDE Interativo, o sistema possibilita que a escola solicite os livros didáticos que ainda faltam.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Rio Bananal - ES
Atualizado às 20h19
23°
Muitas nuvens Máxima: 29° - Mínima: 23°
23°

Sensação

14.7 km/h

Vento

95.3%

Umidade

Fonte: Climatempo
Moto Mais rentagulo
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias