LINHARES

Mudas de açaí e de cacau serão entregues a produtores de Linhares

O evento acontecerá às 14 horas, na Fazenda Experimental da Ceplac

12/12/2019 13h43
Por: Redacão
Foto: Divulgação Prefeitura de Linhares
Foto: Divulgação Prefeitura de Linhares

O primeiro lote das 5,5 mil mudas de açaí do Polo Litoral, que contempla as regiões Pontal do Ipiranga, Regência, Povoação e Bebedouro, será entregue pelo prefeito de Linhares, Guerino Zanon, na próxima terça-feira (17). Na ocasião, também serão distribuídas as primeiras mudas de cacau das 60 mil unidades que atenderão os produtores selecionados nos processos seletivos organizados pela Secretaria Municipal de Agricultura, da Prefeitura de Linhares. O evento acontecerá às 14 horas, na Fazenda Experimental da Ceplac.

O prefeito destacou a importância do Programa de Fruticultura e da entrega de mudas de cacau. “O Programa de Fruticultura permite ao produtor, por meio da ocupação de pequenas porções de terras, desenvolver novas culturas, novas possibilidades de geração de emprego e renda na sua propriedade. As mudas de cacau por sua vez fomentarão a renovação das lavouras cacaueiras de Linhares, visto que a doença vassoura de bruxa limitou a capacidade produtiva do cacau no município”, disse Zanon.  

O Polo Litoral conta a participação de 14 produtores e as mudas serão entregues em dois lotes.  Os produtores receberão acompanhamento e instruções técnicas sobre o plantio e tratos na lavoura do açaí. Todas as mudas serão distribuídas até abril de 2020. Já as mudas de cacau vão beneficiar 67 produtores com valor subsidiado que serão repassados ao Fundo de Apoio à Cacauicultura de Linhares para investimentos no setor.

As mudas de goiaba já foram entregues em lote único ao Polo Baixo São Rafael (localidades como Japira, Córrego Dr. Jones, Santa Rosa, Humaitá e Bagueira), beneficiando 23 produtores. O primeiro lote das 17 mil mudas de cajá manga anão atendendo 13 produtores do Polo Distrito Farias que também já foi entregue.

Além deles, foram instituídos os polos Alto São Rafael (contempla regiões como Santa Cruz, São João de terra Alta, São Vicente e São Judas), com a uva, e o Polo BR 101 Sul (distritos de Rio Quartel e Desengano), com o limão. Estes últimos, a distribuição terá início no ano que vem.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias