x

OLÁ

OLÁ

LINHARES

Barragem e mudas de cajá manga anão são entregues a produtores do Farias

Na ocasião, foi entregue também a segunda barragem da região e sétima do município

28/11/2019 13h18Atualizado há 2 semanas
Por: Redacão

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, esteve no Farias na tarde desta quarta-feira (27) entregando o primeiro lote das quase 17 mil mudas que serão distribuídas entre 13 produtores participantes do Polo Distrito Farias, o segundo a ser implantado pelo Programa Municipal de Fruticultura. Na ocasião, foi entregue também a segunda barragem da região e sétima do município, construída este ano, que beneficiará diretamente seis famílias e tem capacidade de armazenar aproximadamente 35 milhões de litros de água, o correspondente a 4,8 hectares de área alagada.

Neste 1º lote foram entregues 5 mil, no segundo serão distribuídas outras 5 mil e no 3º lote 6.660 mudas. O produtor Fábio Luiz Soprani (42), falou das suas expectativas no programa. “Essa é a primeira vez que temos um incentivo como este e abraçamos a oportunidade. A minha expectativa é muito boa, porque ficar só com o café hoje pelo preço que está tem sido bem difícil, quase não conseguimos produzir direito. Agora, estou apostando na diversificação com a fruta”, comentou.

A produtora Edinara Boninsenha Coutinho (37), que participou na segunda-feira (25) do treinamento com orientações sobre os primeiros passos para o plantio do cajá manga anão, que aconteceu na sede da Associação de Pequenos Produtores Rurais do Córrego do Farias (Aprucof), disse que o  programa vem mostrando que Linhares tem potencial para a fruticultura, algo que eles produtores não tinham ainda aberto os olhos para investir nesse segmento.

“Agora, o mercado de fora vai olhar a gente de forma diferente, sem contar no valor que isso representa para nós produtores. É uma cultura que não temos muito conhecimento, mas já temos uma visão de futuro que vamos ter facilidade de comercializar, vai ter valor agregado e diversificar a cultura: quando uma não estiver boa, a outra nos ajudará na renda”, ressaltou a Edinara.

A barragem foi construída na propriedade do José Domingos Soprani que também é dos produtores participantes do programa. “Estamos lutando por essa barragem há mais de 5 anos e agora está aí, com água em abundância  beneficiando famílias aqui na região. Ela representa uma riqueza para nós,  porque sem água não tem agricultura. Agora vai nos ajudar também com o plantio das frutas. Hoje sou produtor de café, pimenta, coco e leite e a fruticultura é uma forma de tentarmos novos caminhos. É um jeito da gente driblar um pouco essa crise no preço do café, por exemplo”, falou.

O secretário municipal de Agricultura, Franco Fiorot, pontuou que sempre foi uma prioridade do prefeito que a atenção também estivesse voltada aos recursos hídricos, para assim fomentar outros projetos. Essa é a segunda barragem entregue no Farias e os dois reservatórios beneficiam diretamente 13 famílias da região. Ao todo, serão oito reservatórios entregues somente este ano em todo município, dois construídos em Baixo Quartel, três em Desengano e agora as máquinas já estão São Rafael para construir um.  

“Por meio do Programa de Conservação de Água e Solo temos nos planejado, e com persistência estamos criando instrumentos para executar essas barragens. Assim como as caixas secas que chegamos a quase 4,5 mil construídas, 900 delas só no Farias nesses quase três anos. Pensamos primeiro em água e solo, elementos essenciais, para em paralelo iniciarmos o Programa Municipal de Fruticultura que temos apostado na geração de renda e emprego em pequenas propriedades, por meio da diversificação”, salientou o secretário.

O prefeito Guerino Zanon, ressaltou a importância da agricultura para a economia do país e que a agricultura familiar tem dado exemplo de como se podem produzir riquezas e gerar empregos. “Esse programa vem para, por meio da produção em pequenas porções de terras, criar novas possibilidades de geração de emprego e renda que muito tem nos alegrado, assim como a construção das barragens tão importante para a reservação de água que contribui para a manutenção do lenço freático, por exemplo, e para o agricultor que sem água não consegue produzir o que chega à mesa da nossa população. Ano que vem vamos avançar ainda mais nesses programas”, disse.

O evento contou com a participação vereadores Joel Celestrini, Tobias Cometti e Estéfano Silote, do presidente do Sindicato Rural de Linhares, Antônio Roberte Bourguignon, o presidente da Aprucof, José de Melo, lideranças comunitárias, além de representantes do Incaper e da Ceplac.

Programa Municipal de Fruticultura

Os produtores do Polo Baixo São Rafael, que contempla localidades como Córrego Dr. Jones, Pedrolandia, Humaitá e Bagueira, foram os primeiros a receber as mudas de goiaba. Inclusive, já receberam o treinamento com as orientações para o primeiro plantio assim como os participantes do Polo Distrito Farias, o segundo a receber as mudas de cajá manga anão.

Além desses, a Secretaria Municipal de Agricultura de Linhares instituiu outros três polos: Polo Alto São Rafael (contempla regiões como Santa Cruz, São João de terra Alta, São Vicente e São Judas), a uva; Polo BR 101 Sul (distritos de Rio Quartel e Desengano), o limão; no Polo Litoral (Pontal do Ipiranga, Regência, Povoação e Bebedouro), o açaí.  

Todas as mudas serão entregues até abril de 2020. O programa faz parte do Plano Agro e a área a ser cultivada no programa é de até 10 hectares por polo, dividida entre os produtores. 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
LINHARESLINHARES - ES
Rio Bananal - ES
Atualizado às 18h58
26°
Poucas nuvens Máxima: 32° - Mínima: 21°
27°

Sensação

18.7 km/h

Vento

74%

Umidade

Fonte: Climatempo
Moto Mais rentagulo
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias