x

OLÁ

OLÁ

LINHARES

Central de transportes da prefeitura de Linhares já realizou mais de 182 mil deslocamentos de pacientes

Anualmente são realizados mais de 62,5 mil deslocamentos, destes, mais de 60,7 mil pacientes são transportados em micro ônibus e vans e outros 1,8 mil por meio das ambulâncias.

26/11/2019 13h25
Por: Redacão
Foto: Divulgação Prefeitura de Linhares
Foto: Divulgação Prefeitura de Linhares

Todos os dias em Linhares diversos pacientes são transportados gratuitamente pelas ambulâncias e veículos da Central de Transporte de Saúde, da Prefeitura de Linhares, para tratamento dentro e fora do Município. Desde 2017, mais de 182 mil viagens foram registradas. Anualmente são realizados mais de 62,5 mil deslocamentos, destes, mais de 60,7 mil pacientes são transportados em micro ônibus e vans e outros 1,8 mil por meio das ambulâncias.

Em agosto deste ano, a Prefeitura de Linhares integrou 10 novas ambulâncias à sua frota. Os novos veículos melhoraram a remoção de pacientes com agendamento programado pelas 34 unidades de saúde, para tratamentos eletivos e outros casos de urgência. Os veículos são do modelo Fiat Ducato Ambulância – Tipo A, equipados com cilindro de oxigênio e ar condicionado para condutor e paciente.

As novas ambulâncias atendem o Hospital Geral de Linhares (2), quatro ficam disponíveis para remoção de pacientes que apresentam grau de dependência física, como acamados, cadeirantes, com mobilidade reduzida e impossibilidade de acesso aos transportes coletivos fora do Município e outras quatro para atendimentos dentro do Município.

“Nosso sistema de transporte da saúde deu um salto nestes três últimos anos. Ampliamos e organizamos o atendimento. Além disso, levamos informatização para a central, onde o paciente recebe o seu agendamento junto com o agendamento da sua consulta na própria unidade de saúde em que é atendido, sem precisar enfrentar filas”, destacou o secretário municipal de Saúde, Saulo Meirelles.

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, falou sobre os investimentos na área. “São milhares de pacientes atendidos gratuitamente pela central e estamos realizamos ações em todas as áreas da saúde em Linhares. Caminhamos muito e vamos prosseguir nesta linda de agilizar e humanizar o atendimento. Nosso intuito é o de sempre aproximar a saúde e facilitar o acesso aos moradores”, reforçou.

A Central de Transportes, da secretaria de Saúde, atua em regime 24 horas, contando agora com uma frota de 25 ambulâncias, sendo uma UTI; 36 carros, 3 microônibus e 3 vans para atendimento da população, e 106 motoristas, todos capacitados com curso de condutor de veículo de emergência. O telefone é o 156.

Critérios

Para ter acesso ao transporte eletivo, o usuário deve ser morador de Linhares, apresentar disfunção da mobilidade, realizar acompanhamento em uma das 34 unidades de saúde do município, ter procedimentos ou consultas agendadas em instituições vinculadas ao SUS e ter quadro clínico compatível com o tipo de transporte ofertado pela Central.

Agendamento online

A Prefeitura de Linhares informatizou o sistema de agendamento da Central de Transporte de Saúde do município. Desde agosto deste ano, o paciente recebe na Unidade de Saúde do seu bairro, junto com o agendamento da sua consulta, exame ou cirurgia, a confirmação do agendamento do transporte. A medida elimina as filas de espera, levando mais comodidade aos pacientes e agilidade no atendimento em saúde de Linhares.

“Antes o paciente buscava o seu agendamento na unidade de saúde e depois tinha que ir até a central de transporte para reservar o lugar no carro. Agora a pessoa busca sua folha de atendimento na unidade e nela já recebe o agendamento do transporte. O atendimento está mais humanizado e mais eficaz”, ressaltou o diretor de Transportes da secretaria municipal de Saúde, Gilmar Salvador.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Rio Bananal - ES
Atualizado às 18h58
26°
Poucas nuvens Máxima: 32° - Mínima: 21°
27°

Sensação

18.7 km/h

Vento

74%

Umidade

Fonte: Climatempo
Moto Mais rentagulo
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias