x

OLÁ

OLÁ

LINHARES

Moradores de São Rafael são orientados pela defesa civil sobre áreas de risco

. Apesar do alerta, não há alteração na região, conforme a Defesa Civil Municipal.

22/11/2019 13h50
Por: Redacão

Nessa quinta-feira (21), membros da Defesa Civil Municipal se reuniram com moradores do distrito de São Rafael e região para informá-los sobre as áreas de risco mapeadas pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM): uma de inundação e outra de deslizamento. Apesar do alerta, não há alteração na região, conforme a Defesa Civil Municipal.

Além do alerta, o órgão orientou a comunidade quanto aos procedimentos a serem tomados diante de uma situação de risco; bem como os sinais de mudança na estrutura das edificações ou do entorno, que podem provocar acidentes em decorrência da chuva. Na ocasião, a Defesa Civil cadastrou as famílias que moram próximas às áreas de risco de inundação e deslizamento.

“A qualquer sinal de mudança no cenário da edificação ou do entorno, como surgimento de água barrenta, trincas e fisssuras em paredes e pisos, árvores e postes inclinados, o cidadão deve ligar imediatamente para o plantão da Defesa Civil Municipal ou para o Corpo de Bombeiros”, alerta o diretor da Defesa Civil Municipal, Antônio Carlos dos Santos.

Conforme Santos, fora do período chuvoso, os cuidados preventivos também devem ser aplicados, como a não ocupação de áreas de morros ou próximas a encostas; e preservação da vegetação de encostas, que auxilia na contenção dos morros e da água. Isso evita a desestabilização e o processo de erosão das encostas.

“Antes de iniciar uma construção próxima à área de encosta, é importante que o morador procure a Defesa Civil para consulta, pois muitas ocorrências de deslizamento têm origem na ação humana e não somente de acidentes naturais, visto que, no momento que se constroi uma edificação, barrancos são cortados para escavação e retirada da vegetação, o que provoca erosão e desmoronamento. Também é comum ampliar a edificação mais próxima à encosta”, destaca Santos.

Ainda, os moradores devem evitar o corte de taludes; e a destinação irregular de lixo doméstico, entulho ou água da chuva diretamente na encosta. Diante de qualquer incidência de risco, a Defesa Civil Municipal deve ser acionada no telefone (27) 99983 5661, que funciona 24 horas, ou o Corpo de Bombeiros, através do 193.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Rio Bananal - ES
Atualizado às 19h51
25°
Poucas nuvens Máxima: 32° - Mínima: 21°
25°

Sensação

18 km/h

Vento

74.8%

Umidade

Fonte: Climatempo
Moto Mais rentagulo
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias