x

OLÁ

OLÁ

LINHARES

Quase 250 quilos de fragmentos de óleo são recolhidos das praias de Linhares

volume é referente ao recolhimento que tem sido realizado desde o último dia 9 de novembro

19/11/2019 13h59
Por: Redacão
Foto: Divulgação Prefeitura de Linhares
Foto: Divulgação Prefeitura de Linhares

O balanço divulgado pelo Comitê de Crise da mancha de óleo, nessa segunda-feira (18), indica que foram coletados 247,1 quilos de material oleado das praias de Linhares. O volume é referente ao recolhimento que tem sido realizado desde o último dia 9 de novembro, quando foram iniciadas as operações de limpeza nos balneários do município.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e membro do Sistema de Comando em Operações (SCO), Fabrício Borghi Folli, nesta terça-feira (19), as equipes do Exército Brasileiro atuam nas praias de Degredo, Cacimbas e Povoação.

“Nesta terça-feira, militares do Exército atuam nas regiões de Degredo e Povoação. No último fim de semana, apesar da chuva que caía em Linhares, as equipes do Comitê intensificaram as operações de monitoramento e coleta do material nas praias do município. Os trabalhos continuam nesta semana”, afirma o secretário.

Todo o material recolhido das praias de Linhares está sendo encaminhado a uma central do Município, onde é acondicionado em tambores e em local seguro. Posteriormente, após alinhamento com os órgãos federais – responsáveis pela ação –, será dada destinação definitiva ao material.

Medidas de contenção

Para mitigar os impactos no óleo cru sobre o ecossistema da região, o Sistema de Comando em Operações (SCO) de Linhares prevê o fechamento da foz do Rio Doce, em Regência. A medida, que evitará que o material atinja e contamine o estuário local – onde o rio encontra o mar –, está sendo discutida com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

E para os trabalhos de contenção da foz, o Sistema de Comando em Operações de Linhares solicitou ao Governo do Estado do Espírito Santo 1.300 metros de barreiras de contenção, 800 metros de rede BIDIM e 1.800 metros de redes de malha (pesca), que devem ser instalados em pontos estratégicos da foz.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
LINHARESLINHARES - ES
Rio Bananal - ES
Atualizado às 04h25
19°
Poucas nuvens Máxima: 30° - Mínima: 19°
19°

Sensação

7.8 km/h

Vento

91.5%

Umidade

Fonte: Climatempo
Moto Mais rentagulo
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias