x

OLÁ

OLÁ

ARACRUZ

Fragmentos suspeitos encontrados nas praias de Aracruz vão passar por análise

Fragmento suspeito encontrado na praia da Barra do Sahy. De acordo com a Semam, os materiais coletados medem de 1 a 4 cm

15/11/2019 12h59
Por: Redacão

Na manhã desta quinta-feira (14), o Prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri, recebeu em seu gabinete o Secretário de Estado do Meio Ambiente, Fabrício Machado, e o diretor-presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Alaimar Fiuza, para tratar de questões relacionadas a possíveis impactos no litoral de Aracruz.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Edgar Allan Martins também participou da reunião. De acordo com o prefeito, o Governo do Estado se comprometeu em fornecer Equipamentos de Proteção Individual (EPI) ao município, além de ajudar nas articulações para instalação de barreiras de proteção.

“O Estado já acionou o seu Plano de Área, para poder congregar todos os Planos de Emergência individual das empresas de exploração marítima e portuária do município, para que possamos ter medidas efetivas para evitar a chegada do óleo em nosso litoral. As medidas contam com a instalação de barreiras, com objetivo de proteger manguezais, estuários, e também áreas de recifes de corais”, disse Jones Cavaglieri.

Situação no litoral de Aracruz

Na última quarta-feira (13) e nesta quinta-feira (14), equipes da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de Aracruz identificaram e coletaram fragmentos de resíduos suspeitos em praias do município. Os materiais coletados possuem cerca de um a quatro centímetros, e foram encaminhados à Marinha para análise.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Edgar Allan Martins, ainda não é possível afirmar se o material recolhido é o mesmo óleo que atingiu o Nordeste do país. “Por enquanto permanecemos em estado de alerta e nossas equipes vão continuar o trabalho de monitoramento e coleta durante o feriado e final de semana”, disse.

O Comando da Marinha também foi acionado pela Secretaria de Meio Ambiente. Nesta quinta-feira (14) 30 militares fizeram o reconhecimento do território, junto a servidores da Prefeitura de Aracruz e, a partir desta sexta-feira (15), o grupo também vai integrar a equipe de monitoramento das praias do município.

Fragmentos suspeitos em nove praias

Entre quarta e quinta-feira (13 e 14 de novembro), a Semam recolheu supostos fragmentos de óleo em pelo menos nove praias do município. Todo material recolhido está sendo encaminhado para análise. Os materiais foram identificados nas praias Barra do Sahy, Putiri, Praia do Curral (Santa Cruz), Praia da Biologia, Praia Formosa, Praia do Sauê, Mar Azul, Santa Marta e Praia dos Padres.

Orientações

A pessoa que encontrar fragmentos suspeitos em praias de Aracruz não deve tocar ou coletar o material. A orientação é que a Secretaria de Meio Ambiente seja acionada imediatamente para que o recolhimento seja feito de forma segura.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias