x

OLÁ

OLÁ

ÓLEO

Equipes realizam limpeza das manchas de óleo nas praias de Linhares

No domingo (10), a Guarda Civil Municipal também esteve na região, orientando os moradores e banhistas sobre os procedimentos de segurança ao encontrar o material nas praias.

11/11/2019 13h08
Por: Redacão
Foto: Divulgação Prefeitura de Linhares
Foto: Divulgação Prefeitura de Linhares

Com a chegada de fragmentos de óleo cru ao balneário de Pontal do Ipiranga, as equipes disponibilizadas pelo Município de Linhares, dentro do Comitê de Crise e do Sistema de Controle em Operações (SCO), iniciaram a limpeza das praias localizadas na Primeira, Segunda e Terceira Avenidas. No domingo (10), a Guarda Civil Municipal também esteve na região, orientando os moradores e banhistas sobre os procedimentos de segurança ao encontrar o material nas praias.

Nesta segunda-feira (11), as equipes permanecem empenhadas com as ações de monitoramento e limpeza do litoral de Linhares. Os trabalhos contam com a colaboração de militares da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e membros da Defesa Civil Estadual, além de voluntários do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Projeto Tamar e da Ufes.

A Marinha do Brasil confirmou que foram encontrados e recolhidos pequenos fragmentos de óleo cru no trecho que compreende a Vila de Povoação à comunidade de Degredo. A orientação é que a população não manuseie o material sem o devido equipamento de proteção individual.

Estamos intensificando o monitoramento das praias, que deve ser feito a pé e com extrema atenção, pois, no momento, tratam-se de pequenas partículas de mais ou menos 5 cm de diâmetro. As operações de limpeza continuam em andamento”, informou o secretário municipal de Meio Ambiente, Fabrício Borghi Folli.

Medidas de contenção

Para mitigar os impactos no óleo cru sobre o ecossistema da região, o Sistema de Comando em Operações (SCO) de Linhares vai realizar o fechamento da foz do Rio Doce, em Regência. A medida evitará que o material atinja e contamine o estuário local – onde o rio encontra o mar.

Para os trabalhos de contenção da foz, o Sistema de Comando em Operações de Linhares solicitou ao Governo do Estado do Espírito Santo 1.300 metros de barreiras de contenção, 800 metros de rede BIDIM e 1.800 metros de redes de malha (pesca), que serão instalados em pontos estratégicos da foz.

Colaboração

A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, pede à população que colabore, caso encontre vestígio de óleo nas praias do município. O cidadão pode acionar o Comitê de Crise através do telefone 153. Lembrando que é imprescindível que não haja contato direto com o material.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
LINHARESLINHARES - ES
Rio Bananal - ES
Atualizado às 04h25
19°
Poucas nuvens Máxima: 30° - Mínima: 19°
19°

Sensação

7.8 km/h

Vento

91.5%

Umidade

Fonte: Climatempo
Moto Mais rentagulo
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias