x

OLÁ

OLÁ

Porto de Vitória

Veleiro da Marinha do Uruguai aberto à visitação no Porto de Vitória

O acesso será pela portaria em frente à escadaria do Palácio Anchieta.

26/10/2019 14h08Atualizado há 3 semanas
Por: Redacão
Foto: Divulgação Codesa
Foto: Divulgação Codesa

O veleiro-escola Capitán Miranda, da Armada do Uruguai, estará aberto à visitação pública nesta sexta-feira (25) e amanhã (26), das 14h às 17h, no Porto de Vitória, com entrada gratuita. O acesso será pela portaria em frente à escadaria do Palácio Anchieta.

A embarcação realiza uma viagem de instrução e conta com 77 tripulantes, em viagem de instrução para a formação de futuros oficiais da Marinha do Uruguai. Esta é a XXXI viagem do veleiro, que, também cumpre a missões diplomáticas de aproximação entre os dois países.

A embarcação chegou na quinta-feira (24) em Vitória e ficará atracado no berço 102, do Cais Comercial de Vitória, até domingo (27) pela manhã.

História

Construído em 1930, o 'Capitán Miranda' foi originalmente utilizado como navio de pesquisa hidrográfico, mas passou a servir como navio-escola a partir de 1978. O nome da embarcação é uma homenagem ao hidrógrafo e capitão da Marinha do Uruguai, Francisco Prudêncio Miranda.

Uma curiosidade do veleiro, é que as velas, ao contrário de outras embarcações, que geralmente são brancas, elas divulgam o trabalho do famoso artista, Carlos Paez Vilaro, especialmente conhecido pela casa que construiu em Punta Ballena, na localidade de Maldonado, no Uruguai. A Casapueblo é uma obra exótica que foi moradia do pintor, e hoje abriga um museu e ainda um hotel de luxo.

Na Marinha do Brasil, o navio-veleiro Cisne Branco exerce funções diplomáticas e de relações públicas, como Capitán Miranda. A sua missão é de representar o país em eventos náuticos nacionais e internacionais, além de preservar as tradições navais. Ocasionalmente é utilizado como navio-escola. 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Moto Mais rentagulo
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias