MAIS BRASIL
MEGA-NET
MOTO MAIS
LINHARES

Barragem é entregue aos produtores rurais do distrito do Farias

O reservatório tem capacidade de armazenar 10 milhões de litros de água, o correspondente a um hectare de área alagada.

26/09/2019 14h12
Por: Redacão
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A sexta barragem do pacote de oito reservatórios anunciados pelo prefeito de Linhares, Guerino Zanon, foi entregue aos produtores do distrito do Farias nesta quarta-feira (25), beneficiando diretamente 10 famílias das propriedades rurais. As máquinas permanecem na região onde está sendo construída a sétima barragem. Na sequência, a última do primeiro edital contemplará os produtores do distrito de São Rafael.

O reservatório tem capacidade de armazenar 10 milhões de litros de água, o correspondente a um hectare de área alagada. A barragem foi construída na propriedade do produtor Carlos Roberto Soprani, no Córrego Jacutinga, presidente da Associação Camponesa do Jacutinga (ACJ), que lembrou que entre 2014 e 2017 os produtores da região passaram por dificuldades para irrigar as lavouras por escassez de água.

O secretário municipal de Agricultura, Franco Fiorot, recordou que a comunidade de Baixo Quartel já foi atendida com duas barragens e outras três foram construídas em Desengano, somente este ano. “Alguns municípios no estado já foram apontados em alerta de seca, e o que a gente precisa é preparar Linhares para enfrentar momentos de escassez de água. Alguns climatologistas apontam que nos próximos dez anos há uma previsão de chuva um pouco abaixo da média. Então, as ações que a prefeitura vem desenvolvendo nas comunidades que vivem da agricultura familiar, como a construção de barragens e de secas, vão contribuir para enfrentar possíveis momentos de escassez com menos problemas”, disse o secretário.

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, lembrou que em 2012 na sua gestão uma barragem foi entregue à comunidade do Farias e ressaltou que a previsão é de que em janeiro inicie a construção de pelo menos mais seis barragens no município. “Neste momento a equipe da secretaria municipal de Agricultura está visitando as propriedades inscritas no segundo edital, avaliando os projetos classificados para publicarmos em outubro o resultado final. Desta vez, serão quatro barragens no distrito de São Rafael, uma no Farias e outra contemplará os distritos de Rio Quartel, Bebedouro e Desengano”, destacou.

A construção das barragens segue as recomendações do projeto, autorizada pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF) e o presidente da Associação dos Produtores do Córrego Farias, José de Melo. Estiveram presentes do evento o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Bonomo, e os vereadores Gelson Suave, Pâmela Maia e Marcelo Pessotti.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Moto Mais rentagulo
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias