x

OLÁ

OLÁ

DOAÇÃO

Dia Mundial do Doador de Medula Óssea: cadastro de doadores cresce no Estado

A cada ano, a procura para ser um doador aumenta no Estado.

SAÚDE E BEM ESTAR

SAÚDE E BEM ESTARCOLUNA VOLTADA A ASSUNTOS RELACIONADOS A SAÚDE E AO BEM ESTAR

21/09/2019 13h32
Por: Redacão

Neste sábado (21) comemora-se o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea. A data é celebrada no terceiro sábado do mês de setembro para conscientizar a população sobre a importância da doação de medula óssea.

Segundo o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), o Brasil registrou 4.943.535 milhões de doadores cadastrados. O Espírito Santo conta com 150.889 mil pessoas cadastradas. De janeiro a julho de 2019, o Estado recebeu 6.573 novos cadastros de doadores.

A cada ano, a procura para ser um doador aumenta no Estado. O Redome registrou 8.661 cadastros em 2017. Já em 2018, o número aumentou para 9.100 cadastros.

“Esse é o objetivo que nós, enquanto Hemocentro e governo do Estado, temos: aumentar o número de cadastros de doadores e também ajudar àqueles que precisam encontrar o doador”, explicou enfermeira responsável pela captação de doadores de medula óssea do Hemoes, Cristina França.

A enfermeira lembrou que ser doador é uma “via de mão dupla”. “Pois da mesma maneira que eu posso ajudar uma vida, eu posso ser ajudado amanhã, caso venha adoecer e precisar. Ser doador, se cadastrar, é um ato de cidadania, de amor. É quando o cidadão se coloca à disposição para ajudar a salvar uma vida em vida, pelo simples prazer de fazer o bem”, falou.

Para celebrar o dia, a equipe de medula óssea do Hemoes realiza o cadastro durante o evento esportivo “Canal Games”, neste sábado (21), no Pontal de Camburi, em Vitória. De acordo com a proprietária do espaço, Ana Lúcia Wernersbach, será uma linda oportunidade em unir o espírito voluntário ao espírito de equipe do esporte.

“Vamos unir um dia muito especial, como o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea, com um evento alto astral, em que o espírito de equipe e o sentimento de ajuda está a flor da pele. Enxergo como privilégio a vinda do Hemoes. É importante que tenhamos essa oportunidade, facilitando o nosso voluntariado”, disse Ana Lúcia

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Rio Bananal - ES
Atualizado às 20h45
24°
Muitas nuvens Máxima: 30° - Mínima: 20°
24°

Sensação

12.8 km/h

Vento

74.4%

Umidade

Fonte: Climatempo
Moto Mais rentagulo
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias