MOTO MAIS
MAIS BRASIL
MEGA-NET
OPORTUNIDADE

CNH Social: inscreva-se para as 2.500 vagas com vistas ao mercado de trabalho

As inscrições para concorrer às vagas devem ser feitas exclusivamente no site www.detran.es.gov.br

17/09/2019 14h25
Por: Redacão

Estão abertas as inscrições para a 2ª fase do CNH Social 2019, programa do Governo do Estado, que, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), oferece o acesso à carteira de motorista de forma gratuita a pessoas de baixa renda que residem em municípios capixabas. Nesta terça-feira (17), o governador Renato Casagrande anunciou o lançamento de mais 2.500 vagas no programa, além de outras novidades sobre o programa.

O CNH Social possibilita que pessoas de baixa renda obtenham a primeira habilitação nas categorias A (moto) ou B (carro); para aqueles que já são habilitados, a adição de categoria A ou B; e a mudança de categoria D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta). As inscrições para concorrer às vagas devem ser feitas exclusivamente no site www.detran.es.gov.br. O prazo vai até as 23h59 do dia 26 de setembro.

Em sua fala, Casagrande se dirigiu a alguns contemplados este ano pelo programa e que receberam suas carteiras nacional de habilitação (CNHs). “Vocês tomaram uma atitude de ir e se inscrever no programa. Fizeram a prova, se dedicaram e hoje estão aqui colhendo os frutos, abrindo as portas para as oportunidades. Isso se chama atitude! Tem gente que fica inerte,  não toma uma atitude e acaba ficando para trás. A carteira de habilitação não garante emprego, mas abre um leque de oportunidades para que possam conseguir. Te dá competitividade na hora de buscar uma vaga”, afirmou.

O governador também falou sobre as novidades nesta fase do CNH Social: “Hoje estamos fazendo um aperfeiçoamento e aumentando o número de retestes. Quando a pessoa fica reprovada [nas provas] não tem mais o direito de fazer o teste. Assim todo o investimento que foi feito é perdido. Por isso, estamos aumentando o número de retestes e enviando o projeto para a Assembleia Legislativa”, disse.

O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, destacou que o programa, além de promover cidadania e a possibilidade de ingresso no mercado de trabalho a partir da habilitação, passa a sensibilizar os beneficiários sobre os riscos de cometer irregularidades no trânsito:

"Encaminhamos para a Assembleia Legislativa uma proposta para aumentar as chances de os contemplados pelo programa terem êxito na prova prática com mais um reteste, além de um que já era previsto. E queremos oferecer a oportunidade de capacitar esses novos condutores de categorias profissionais com cursos especializados. Essas são novidades que, aliada à Etapa de Sensibilização, tornam o CNH Social uma política pública completa de cunho social e também de defesa da vida", assinalou Givaldo Vieira.

Inscrições

Para se inscrever no programa, o candidato precisa já estar registrado no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, com os dados atualizados até o dia 16 de agosto de 2019. Além disso, a pessoa necessita ser maior de 18 anos, morar no Espírito Santo e ter renda familiar de até dois salários mínimos. Neste ano, serão reservadas 5% (cinco por cento) das inscrições para as pessoas com deficiência. O resultado será informado no dia 30 de setembro, às 12h, também no site do Detran|ES.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Moto Mais rentagulo
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias