LA TORRE
MEGA-NET
AMIANTO

Projeto fecha cerco contra amianto no ES

PL proíbe transporte e guarda da substância, aprimorando lei estadual que já proíbe industrialização, comércio e uso da fibra mineral

12/09/2019 16h30
Por: Redacão
Fonte: ALES

Desde o ano passado está em vigor no Espírito Santo a Lei 10.849/2019, que proíbe a industrialização, o comércio e o uso de produtos, materiais ou artefatos que contenham quaisquer tipos de amianto ou asbesto. Agora, proposta que tramita no Legislativo capixaba pretende restringir ainda mais a circulação de produtos fabricados a partir desse material, como caixas d’água e telhas.

O Projeto de Lei (PL) 699/2019 aperfeiçoa a norma que trata do assunto e amplia o rol de condutas vedadas. O texto proíbe o transporte, importação, exportação, guarda e entrega a terceiros, mesmo que gratuitamente, de materiais ou artefatos que contenham quaisquer tipos de amianto ou asbesto. 

Autor do projeto, o deputado Delegado Lorenzo Pazolini (sem partido) avalia que norma atual contém brechas. “Nesse cenário, as pessoas podem usar de artimanhas jurídicas para burlar o real objetivo da norma”, diz o autor na justificativa. O PL será apreciado pelas comissões de Justiça, Meio Ambiente, Saúde e Finanças antes de seguir para votação em plenário.

Riscos à saúde

Tais restrições sustentam-se no fato de que as fibras do amianto são potencialmente nocivas à saúde. O amianto branco – menos nocivo que o azul e o marrom, já banidos em todo o mundo – é bastante usado no Brasil, país que também é um dos maiores produtores mundiais da fibra. Trabalhadores que lidam diretamente com o material estão mais expostos aos riscos do amianto que, se inalado com frequência, pode causar desde doenças respiratórias até câncer. 

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Rio Bananal - ES
Atualizado às 07h44
20°
Poucas nuvens Máxima: 30° - Mínima: 16°
20°

Sensação

14.2 km/h

Vento

60%

Umidade

Fonte: Climatempo
ads
Moto Mais rentagulo
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias