LA TORRE
MEGA-NET
LINHARES

Linhares vai promover Programa de Educação Ambiental nas áreas de influência do Aeroporto de Linhares

O Programa contará com a parceria da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e da Fundação Espírito-santense de Tecnologia (FEST).

30/08/2019 13h59Atualizado há 3 semanas
Por: Redacão

A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM), iniciou as primeiras discussões do Programa de Educação Ambiental (PEA), que visa realizar um diagnóstico socioambiental participativo nas áreas de influência do Aeroporto da cidade. O Programa contará com a parceria da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e da Fundação Espírito-santense de Tecnologia (FEST).

Recentemente foi realizada uma reunião com a equipe do Laboratório de Educação Ambiental (LabEA) do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes) da UFES. O encontro foi conduzido pelo professor doutor Marcos Teixeira, e contou com a participação da chefe da Divisão de Educação Ambiental da SEMAM, Aline Fernandes, e do superintendente do Aeroporto de Linhares, Wilmar Barros Barbosa.

Na pauta do encontro foi discutida a Instrução Normativa nº 16 do processo de licenciamento ambiental, de competência do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

“A reunião foi para discutirmos uma condicionante do Iema com relação à Educação Ambiental, pois, para a implantação do Aeroporto, é exigido que as condições ambientais sejam atendidas e, dentro da condicionante, temos que cumprir um diagnóstico de Educação Ambiental em toda a área que está no raio de abrangência do empreendimento”, afirma Aline Fernandes.

Segundo Aline, o diagnóstico socioambiental participativo será feito em quase todo o município de Linhares, em um raio de mais de 10 km do Aeroporto. A execução do diagnóstico será realizada pelo CEUNES/UFES, por meio da FEST, que foi contratado através do Fundo Municipal de Conservação Ambiental (FUNDEMA).

Sobre o PEA

O Programa de Educação Ambiental (PEA) foi estruturado de forma a oportunizar espaços de formação coletiva, propondo o uso de metodologias participativas nas quais as comunidades poderão contribuir para a elaboração de instrumentos de intervenção mais adequados a sua realidade.

O diagnóstico do PEA caracteriza-se pela percepção social e ambiental das comunidades das áreas de influência do Aeroporto de Linhares, ao proporcionar um espaço de discussão e aprendizagem coletiva sobre as atividades do empreendimento, seus impactos e medidas mitigadoras. Tem ainda como objetivo elaborar projetos executivos de educação ambiental para grupos sociais específicos.

O Programa pretende mobilizar cerca de 1.000 moradores dos bairros Canivete, Nova Betânia, Vila Isabel, Santa Cruz, Movelar, Planalto, Linhares V, São José, Nova Esperança, Gaivotas, Conceição, Juparanã, Três Barras, Palmital, Jardim Laguna Lagoa do Meio, Novo Horizonte, Centro, Colina, Shell, Araçá, Interlagos e Aviso.

A mobilização se dará por meio de oficinas nas comunidades e escolas, envolvendo grupos sociais de interesse como estudantes do Ensino Médio/Superior; profissionais da educação, lideranças comunitárias, ONGs e membros de Conselhos; profissionais da área de saúde; profissionais liberais e comunidade em geral.

1comentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Rio Bananal - ES
Atualizado às 07h54
20°
Poucas nuvens Máxima: 30° - Mínima: 16°
20°

Sensação

14.2 km/h

Vento

60%

Umidade

Fonte: Climatempo
ads
Moto Mais rentagulo
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias