x

OLÁ

OLÁ

conservação

ANA investe em ações para conservação de água e solo de três municípios capixabas da bacia do rio Guandu (ES)

Contratação realizada pelo Consórcio Público Rio Guandu prevê ações em Baixo Guandu, Brejetuba e Laranja da Terra, como: construção de barraginhas, plantio de árvores para regeneração ambiental e terraceamento de propriedades rurais

14/08/2019 15h29
Por: Redacão

Os municípios capixabas de Baixo Guandu, Brejetuba e Laranja da Terra, todos na bacia do rio Guandu (ES), terão iniciativas de conservação de água e solo até 2020. Isso porque o Consórcio Público Rio Guandu contratou empresas para realizar uma série de ações a fim de melhorar a qualidade e a quantidade de água na região, além de evitar problemas no solo, como a erosão. Cerca de R$ 741 mil de recursos da Agência Nacional de Águas (ANA) serão utilizados nestas contratações no contexto do Projeto Cultivar, que integra o Programa Produtor de Água.

Entre as ações de conservação de água e solo a serem realizadas está a construção de barraginhas e caixas secas, métodos que permitem a lenta infiltração de água no solo e sua acumulação no lençol freático.  Também está prevista a construção de terraços para reduzir a erosão do solo. Outra ação prevista é o cercamento de áreas para regeneração natural – locais em que o próprio meio ambiente regenera a cobertura verde. Também haverá iniciativas de regeneração por meio de plantio e o estímulo a sistemas agroflorestais, onde acontecem atividades econômicas em ambientes florestais.

Todas estas ações preparam a propriedade participante do Projeto Cultivar a receber o pagamento por serviços ambientais que serão prestados.

Projeto Cultivar

As seguintes instituições integram o Projeto Cultivar: a ANA, o Consórcio Público Rio Guandu e seus três municípios (Baixo Guandu, Brejetuba e Laranja da Terra), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Guandu (CBH Guandu/ES), o Instituto BioAtlântica (IBIO), o Instituto Terra, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEAMA/ES) e The Nature Conservancy (TNC) do Brasil.

O Programa Produtor de Água

Criado em 2001, o foco do Produtor de Água é o estímulo à política de pagamento por serviços ambientais (PSA), que recompensa os produtores rurais por ações de conservação de água e solo. Com o objetivo de proteger os recursos hídricos no Brasil, a ANA apoia projetos que visam à redução da erosão e do assoreamento de mananciais no meio rural, melhorando a qualidade e a oferta de água. 

A ANA apoia 78 projetos pelo Brasil, beneficiando mais de 35 milhões de pessoas das regiões metropolitanas de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Palmas (TO), Rio Branco (AC), Campo Grande (MS), Goiânia (GO) e Brasília (DF). Todo o apoio técnico necessário é oferecido a aproximadamente 2.500 produtores participantes pela equipe de especialistas da Agência. As iniciativas abrangem uma área de 400 mil hectares e já recuperaram uma área de aproximadamente 40 mil hectares. 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Rio Bananal - ES
Atualizado às 11h20
24°
Muitas nuvens Máxima: 27° - Mínima: 20°
24°

Sensação

9.1 km/h

Vento

80.7%

Umidade

Fonte: Climatempo
Moto Mais rentagulo
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias