LA TORRE
MEGA-NET
LINHARES

Domingo é dia de caminhada cultural para conhecer a produção de cacau e belezas naturais de Linhares

O evento faz parte da programação em comemoração aos 219 anos de fundação do município, celebrado em 22 de agosto.

09/08/2019 13h58
Por: Redacão

Domingo (11) é dia de percorrer mais uma vez a “Rota do Cacau”. Durante a caminhada cultural de 21 km os participantes vão apreciar um pedacinho da Mata Atlântica, além de conhecer o processo de produção e até degustar o cacau da Fazenda São Luiz, premiado entre os 18 melhores frutos do mundo no Salão de Chocolate em Paris. As inscrições estão abertas, são gratuitas, e podem ser realizadas pelos telefones (27) 99909-6184 e 3372-2162. O evento faz parte da programação em comemoração aos 219 anos de fundação do município, celebrado em 22 de agosto.

Um microônibus sairá da Praça 22 de Agosto, às 6h30, para levar os participantes até o ponto inicial da caminhada que será na Parada da Terra, às 7 horas, localizada na rodovia que liga Linhares ao Pontal do Ipiranga, passando pela localidade de Brejo Grande, até a Fazenda São Luiz propriedade de Emir de Macedo Gomes Filho. Na fazenda, os participantes vão conhecer todo o processo de manejo do fruto, desde o plantio até o beneficiamento da amêndoa. Durante a visita haverá uma palestra com Emir, revelando curiosidades da introdução do fruto em Linhares.

O presidente da Seccional Regional de Linhares do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (Serlihges), Reuber Costa Nascimento, ressaltou a importância do evento. “Na caminhada vamos passar por lugares onde é feito o plantio do cacau em cabruca, áreas em que é preservada a Mata Atlântica aqui no vale do Rio Doce. Além disso, é uma oportunidade para despertar a consciência da preservação do que restou da Mata Atlântica, e dos frutos de um dos frutos que contribuíram para o desenvolvimento do nosso município”, destacou Reuber.

Para segurança dos participantes, no dia haverá uma ambulância disponível com enfermeiro e um carro de apoio, com água e frutas. Também haverá transporte disponível os participantes que não conseguirem realizar todo o percurso e um microônibus para retorno ao centro da cidade no fim da caminhada.

O evento é uma realização da Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e conta com o apoio da Serlihges. “O evento, além de mostrar todo o processo de produção do cacau, que faz parte da história de Linhares, é uma forma de apresentar as belezas naturais existentes no município e fortalecer as ações do agroturismo”, destacou o secretário Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Ivan Salvador.

“Linhares é muito rica em belezas naturais e durante o percurso podemos apreciar paisagens belíssimas, além de conhecer mais sobre o cacau linharense que representa hoje 90% da produção de todo o estado e que muito contribui com a economia do município”, o disse o prefeito de Linhares, Guerino Zanon.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Rio Bananal - ES
Atualizado às 06h37
17°
Pancada de chuva Máxima: 26° - Mínima: 17°
17°

Sensação

7.5 km/h

Vento

76.1%

Umidade

Fonte: Climatempo
ads
Moto Mais rentagulo
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias