LA TORRE
MEGA-NET
LINHARES

Prefeito Guerino Zanon entrega terceira barragem aos agricultores de Desengano

O segundo reservatório já está sendo executado e um terceiro será construído em seguida.

27/07/2019 14h22
Por: Redacão
Foto: Divulgação Prefeitura de Linhares
Foto: Divulgação Prefeitura de Linhares

Um sonho dos produtores de Desengano se tornou realidade: a primeira barragem da localidade, o terceiro e maior reservatório dos oito que serão construídos nessa etapa do Programa Municipal de Conservação de Água, da Prefeitura de Linhares, foi entregue pelo prefeito de Linhares Guerino Zanon nesta quinta-feira (25). A barragem tem capacidade para armazenar 44 milhões de litros de água em 2,2 hectares de área alagada, beneficiando diretamente cinco propriedades, além do lençol freático da região. O segundo reservatório já está sendo executado e um terceiro será construído em seguida.

O secretário municipal de Agricultura, Franco Fiorot, informou que duas unidades já foram entregues aos produtores de Baixo Quartel e, além das três de Desengano, duas contemplarão o Farias e outra, o distrito de São Rafael. “Os produtores se reuniram para fazer o projeto e inscrever no edital, e essa união em prol da coletividade é muito importante. Lembrando que todo esse trabalho segue as recomendações do projeto, autorizado pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF)”, ressaltou.

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, reforçou os serviços desenvolvidos no município, como as mais de 3 mil caixas secas já construídas, os concursos de café e de cacau que estão em andamento, inclusive o cacau figura hoje na lista dos 36 produtos tipicamente brasileiros que conquistaram o reconhecimento de sua indicação geográfica por meio de um acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia, o Programa de Fruticultura, dentre tantos outros serviços.

“Já reservamos R$ 1 milhão para investirmos no biênio 2019-2020 na reservação de água e atendimento às famílias o que contribuirá no fomento da produção agrícola. Desengano especificamente será pólo de produção de limão dentro do Programa de Fruticultura e é importante que os produtores participem para assim ter mais um meio para incrementar a renda e melhorar a qualidade de vida. Essas barragens vão contribuir para fortalecer esse processo”, relatou o prefeito.

“Essa barragem é a realização de um sonho para nossa região. Água é vida e é tudo para nossa agricultura, sem ela não é possível produzir e com qualidade”, falou o produtor Edmar Pignaton. O presidente da Cooperativa de Agricultores Familiares de Linhares, Geraldo do Nascimento, falou da alegria dos produtores em ser contemplados com essas importantes reservas de água. “As barragens vêem para fortalecer as atividades da agricultura familiar. Há 9 anos os agricultores de Linhares fornecem seus produtos para a merenda escolar de Linhares e, por ano, fornecemos 15 itens de produtos, como feijão, banana da terra e tomate, por exemplo, para as unidades de ensino e essas barragens com certeza vão agregar ainda mais qualidade, quantidade e valor nesse fornecimento”, ressaltou.

Também estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Bonomo, e os vereadores Gelson Suave e Tarcísio Silva.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
LINHARESLINHARES - ES
Rio Bananal - ES
Atualizado às 06h37
17°
Pancada de chuva Máxima: 26° - Mínima: 17°
17°

Sensação

7.5 km/h

Vento

76.1%

Umidade

Fonte: Climatempo
ads
Moto Mais rentagulo
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias