LA TORRE
MEGA-NET
CRLV DIGITAL

Documento digital para veículos já está disponível no ES

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Digital (CRLV) será disponibilizado gratuitamente

22/07/2019 13h28
Por: Redacão
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A partir desta segunda-feira (22), os proprietários de veículos registrados no Espírito Santo poderão utilizar a versão eletrônica do documento do veículo no aparelho celular ou tablet. O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Digital (CRLV) será disponibilizado gratuitamente pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), em parceria com o Serpro e o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), e está disponível juntamente à CNH Digital no aplicativo ‘Carteira Digital de Trânsito’ (CDT).

Para ter acesso à versão eletrônica do CRLV, é necessário que o veículo esteja licenciado no exercício atual, ou seja, da mesma forma que o documento impresso, que continuará a ser emitido pelo órgão de trânsito, o CRLV Digital somente estará disponível após a quitação dos débitos relativos ao Licenciamento Anual do veículo. Assim como a CNH Digital, a versão eletrônica do CRLV traz todas as informações do documento impresso e tem a mesma validade jurídica do CRLV físico.

O diretor-geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, destaca que a possibilidade de ter o documento do veículo no aparelho celular ou no tablet, como já acontece com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), é uma opção que traz vários benefícios para o condutor do veículo. “Essa é mais uma iniciativa do projeto Detran 100% Digital para tirar cada vez mais o órgão do papel. Hoje em dia, é mais difícil a pessoa esquecer o celular do que a carteira, então essa opção é interessante para que o condutor esteja sempre de posse do documento ao conduzir veículo e possa apresentá-lo em caso de abordagem, por exemplo. O CRLV Digital substitui o documento impresso, já que tem todos os dados e o mesmo valor jurídico dele. A ferramenta tem, ainda, a vantagem de poder compartilhar o documento em formato PDF com assinatura digital, pode substituir a necessidade de uma cópia autenticada do documento original”, explica.

Aplicativo

Para acessar o CRLV Digital é necessário fazer download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito’, disponível no Google Play e App Store e adicionar o documento. O cadastramento do veículo pode ser realizado no próprio aplicativo.

O Aplicativo é o mesmo que é utilizado para a CNH Digital e os documentos podem ser acessados pelo dispositivo móvel mesmo off-line, ou seja, sem internet.

O procedimento de obtenção do CRLV e da CNH Digital é 100% online, não sendo necessário o comparecimento do proprietário ao Detran de seu estado.

Acompanhe os passos para a instalação do aplicativo "Carteira Digital de Trânsito" para IOS e para Android.

Compartilhamento

O CRLV Digital pode ser compartilhado para outra pessoa que utiliza o mesmo veículo, desde que ela já tenha instalado, em seu dispositivo móvel, o aplicativo CDT. O compartilhamento pode ser realizado para até cinco pessoas ao mesmo tempo. Quem recebe o CRLV digital não consegue exportar ou compartilhar o documento, mas pode apresentá-lo às autoridades de trânsito. Quando o proprietário do veículo não quiser mais compartilhar o documento, é só cancelar a opção no aplicativo.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Rio Bananal - ES
Atualizado às 06h37
17°
Pancada de chuva Máxima: 26° - Mínima: 17°
17°

Sensação

7.5 km/h

Vento

76.1%

Umidade

Fonte: Climatempo
ads
Moto Mais rentagulo
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias