MEGA-NET
MEGA-NET
LINHARES

Prefeitura de Linhares administrará o primeiro aeroporto regional do Espírito Santo

Agora, a Prefeitura responderá pelos serviços de operação perante os órgãos da Aeronáutica.

10/07/2019 18h25
Por: Redacão
Foto: Divulgação Prefeitura de Linhares
Foto: Divulgação Prefeitura de Linhares

Mais um passo importante para o desenvolvimento do setor aeroportuário no Espírito Santo: a Prefeitura de Linhares vai administrar o primeiro aeroporto regional do estado. O termo de convênio de delegação para exploração do Aeródromo de Linhares à Prefeitura já foi assinado pelo prefeito Guerino Zanon e o secretário Nacional de Aviação Civil, Ronei Saggioro Glanzmann. Agora, a Prefeitura responderá pelos serviços de operação perante os órgãos da Aeronáutica. Com o término da reforma, que segue em ritmo acelerado com mais de 70% dos serviços já executados, o aeroporto deixará de ser municipal, passando a assumir a posição de aeroporto regional. A pista de pouso e decolagens, além do pátio de aeronaves serão entregues no prazo de 60 dias, caso as condições climáticas permitam.

Contemplado no rol de municípios que receberão recursos do programa de investimento em aeroportos regionais, o objetivo da Prefeitura é tornar o aeroporto competitivo no mercado regional e nacional.

“Esse é um passo importante da descentralização e do desenvolvimento local, com uma gestão mais próxima e mais dedicada ao aeródromo. Hoje contamos com 200 trabalhadores no aeroporto, mas como a obra é dividida em etapas, centenas de pessoas já prestaram serviços no local e outras oportunidades ainda vão surgir. E a economia não só de Linhares será fortalecida, mas toda a região norte e noroeste do Estado, visto que assumiremos a posição de aeroporto regional”, destacou o 

Todos os contratos de operação serão administrados pela prefeitura. Os comerciais e administrativos de serviços, como vigilância e limpeza, poderão ser terceirizados pela prefeitura. Já os contratos das áreas comerciais concedidas para atividades aeronáuticas, como o hangar e oficina de manutenção de aeronaves, já estão em processo de licitação. Inclusive, o Posto de Abastecimento de Aeronaves (PAA) foi licitado e já está em fase de 

O aeroporto terá capacidade de receber aeronaves comerciais de linha aérea com mais de 130 passageiros. A Azul Linhas Aéreas firmou com o Governo do Espírito Santo o Contrato de Competitividade da Secretaria de Estado de Desenvolvimento, para a criação de voos domésticos interestaduais e 

Atualmente, o aeroporto passa por obras de ampliação que contempla uma nova pista de vôo e decolagem que passará de 1.350 metros x 30 metros para 1.860 metros x 45 metros, além da ampliação do pátio de aeronaves e da área de manobra (pista de taxiamento).

A obra da primeira etapa é resultado de um convênio chamado Programa Federal de Auxílios aos Aeroportos (Profaa), do Governo Federal, por meio da Secretaria de Aviação Civil (Sac), e do Governo do Estado, com fiscalização do Departamento de Estradas e Rodagens do Espírito Santo (DER).

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
RIO BANANALRIO BANANAL - ES
Rio Bananal - ES
Atualizado às 01h45
22°
Pancada de chuva Máxima: 25° - Mínima: 15°
22°

Sensação

5.4 km/h

Vento

87.1%

Umidade

Fonte: Climatempo
Moto Mais rentagulo
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias