Sábado, 25 de Junho de 2022
Geral LINHARES

Prefeitura anuncia início das obras que irão acabar com alagamentos no centro de Linhares

Serão investidos R$ 30 milhões na obra que será executada em vários trechos viários da região central do Município, com prazo de 36 meses para execução.

22/06/2022 às 14h52 Atualizada em 22/06/2022 às 15h04
Por: Redacão
Compartilhe:
Prefeitura anuncia início das obras que irão acabar com alagamentos no centro de Linhares

O prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, anunciou, nesta terça-feira (21), o início imediato das obras de macrodrenagem do bairro Centro, que sofre com recorrentes problemas de alagamento e vai receber uma nova rede de drenagem. O anúncio aconteceu durante a apresentação dos detalhes da obra para os representantes da Associação de Moradores do bairro Centro, da Câmara de Dirigentes Lojistas de Linhares (CDL) e da Associação para o Desenvolvimento de Linhares (Adel).

 A macrodrenagem prevista busca principalmente evitar futuros alagamentos na região do bairro Centro e desafogar a drenagem existente no bairro Aviso, mais especificamente na Avenida Wenceslau Braz. Para isso foi prevista drenagem com bueiros tubulares na grande maioria das ruas. Na Rua Comendador Rafael e adjacentes foram projetadas galerias celulares para poder suportar toda drenagem para posterior lançamento no Rio Doce.

A nova rede de drenagem prevê a construção de túnel bala pelo método não destrutivo com extensão de 316 metros, 5.186 metros lineares de redes tubulares e 178 metros lineares de galerias. Ao todo, a bacia de contribuição soma mais de 350.000 m² de área. O projeto já foi licitado e está orçado em R$ 30 milhões, de recursos próprios da Prefeitura de Linhares, e o prazo de conclusão é de 36 meses.

Durante a execução das obras de macrodrenagem será necessária a interdição gradual de algumas vias de grande movimentação de veículos e pedestres. Os moradores desses locais serão informados previamente sobre o impacto na redução de mobilidade que as intervenções ocasionarão.

O prefeito Bruno Marianelli pediu a compreensão dos moradores da região durante o período de execução das obras.”Nossa tarefa é fazer o melhor para os moradores de toda essa região. Sabemos que, para chegarmos até este momento, muitos de vocês estiveram envolvidos, reivindicando essa intervenção, essa obra de macrodrenagem”, falou.

E continua: “Essa é uma obra que trará muitos benefícios, vai minimizar os alagamentos, mas antes precisaremos fazer intervenções significativas, que serão realizadas com planejamento para termos os menores impactos possíveis”, disse Bruno durante o anúncio. 

De acordo com o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, João Cléber Bianchi, as soluções para a drenagem do bairro resultarão em reflexos positivos nas condições da saúde, na segurança e na circulação urbana, na proteção e valorização de bens imóveis e na promoção de novos empreendimentos e negócios.

“Nosso objetivo é buscar melhoria na qualidade de vida da população do bairro Centro e entorno, com soluções efetivas na área de drenagem”, disse o secretário de Obras e Serviços Urbanos, João Cleber Bianchi.

O presidente da Associação de Moradores do bairro Centro, Miguel Pagotto, destacou que esta é uma obra de alta complexidade. “No início, pode causar algum transtorno, mas o objetivo dela é evitar os impactos da chuva – o que vai proporcionar grandes benefícios para o centro de Linhares, especialmente para os comerciantes, pois sofrem muito com os alagamentos. No último período chuvoso, por exemplo, vários comerciantes perderam muitas mercadorias e mobiliários, além de veículos que tiveram perda total”, ressaltou Pagotto.

Rio Bananal - ES Atualizado às 19h00 - Fonte: ClimaTempo
20°
Poucas nuvens

Mín. 16° Máx. 30°

Dom 25°C 16°C
Seg 24°C 16°C
Ter 25°C 14°C
Qua 26°C 15°C
Qui 29°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias