As danças dos imigrantes alemães e italianos no Estado podem se tornar patrimônio cultural imaterial no Estado. A proposta consta no Projeto de Lei (PL) 340/2019, de autoria do deputado Dr. Rafael Favatto (Patri).
Na justificativa da matéria, o deputado cita que, nos últimos anos, as festas que promovem as culturas dos dois povos têm ocupado cada vez mais espaço na vida cultural e turística do estado, sendo destaque nos veículos de comunicação capixabas.
“Cada vez mais turistas de dentro e de fora do estado sobem a região serrana para conhecer e prestigiar os eventos e ficam encantados com a cultura dos descendentes europeus”, afirma.
O parlamentar destaca que essas tradições demarcam a identidade do povo do Espírito Santo e expressam a diversidade existente na cultura capixaba, sem contar a importância dos imigrantes na agricultura e em outros setores da economia do Espírito Santo.
Favatto lembra ainda que são muitos os grupos de dança que representam o Espírito Santo em festivais pelo Brasil, entre eles o Grupo de Dança Alemã Bergfreunde, de Domingos Martins, que projeta os valores culturais dos capixabas.
O PL 340/2019 vai tramitar nas comissões permanentes de Justiça, Cultura, Turismo e Finanças, antes de ser votada em Plenário.
Mín. 17° Máx. 34°