>
Segunda, 23 de Maio de 2022
Geral Espírito Santo

Novos computadores passam a equipar os laboratórios de informática das Unidades do Iases

Cento e cinquenta computadores novos estão sendo distribuídos entre as 13 unidades do Instituto

06/05/2022 às 17h50
Por: Redacão Fonte: Secom Espírito Santo
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo

Cento e cinquenta computadores novos estão sendo distribuídos entre as 13 unidades do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), com o objetivo de reequipar os laboratórios de informática utilizados pelos socioeducandos.  As primeiras unidades a receberem os computadores foram as do Sul do Estado. Nessa quinta-feira (05), o diretor-presidente do Iases, Fábio Modesto Filho esteve na Unidade de Internação Provisória Sul (Unip Sul) e na Unidade de Internação Sul (Unis Sul) para ver de perto os novos laboratórios.

Durante a visita, o diretor-presidente conversou com os socioeducandos estavam empolgados com as novas máquinas. “ O nosso objetivo é oferecer para vocês oportunidades que, talvez, vocês nem teriam lá fora. Sabemos que capacidade vocês têm, portanto, aproveitem essa chance de ouro e usem da melhor maneira possível, façam cursos, aprimorem-se, ampliem seus conhecimentos e enriqueçam o currículo de vocês para quando saírem daqui vocês possam ser reinseridos no mercado de trabalho rapidamente”, afirmou.

Ao longo desta semana, os equipamentos estão sendo instalados nas unidades do norte do Estado, em Linhares.  O gerente de Tecnologia da Informação do Iases, Alecssander Gomes, destacou que foi elaborado um calendário para organizar a montagem dos laboratórios. “Iniciamos nosso cronograma na semana passada, com a instalação dos computadores nas Unidades do Sul do Estado. Para a Grande Vitória, a previsão é de que os equipamentos sejam montados a partir da segunda quinzena de maio. Cada unidade do Iases terá um laboratório, exceto a Unidade de Internação Metropolitana que contará com dois”, informou.

Para a aquisição dos computadores, o valor investido foi de R$ 965.499,00, custeados com recursos provenientes do convênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Além disso, o Iases também investiu recursos próprios e efetuou a compra de 40 Roteadores Wireless, dispositivos de conectividade à rede sem fio, e de 29 Switch de Acesso, equipamentos que permitem a conexão de microcomputadores e roteadores wireless à rede lógica, totalizando um investimento de R$ 281.691,96.

A diretora administrativa-financeira do Iases, Graziela Ortega, salientou que, com esse investimento, o Iases segue cumprindo seu papel institucional na execução do atendimento socioeducativo, disponibilizando aos adolescentes e jovens em privação o acesso às atividades que permitam novas oportunidades na educação e qualificação profissional. “Com os novos equipamentos, poderão ser desenvolvidos inúmeros cursos e atividades profissionalizantes, como informática básica e avançada, programador de computadores, criador de site, cursos de rádio e TV, entre outros”, frisou.

Os computadores são equipados com monitor, teclado e mouse USB, memória de 8 GB e capacidade de armazenamento de 256 GB, além de licença para uso do Windows Pro.

Rio Bananal - ES Atualizado às 05h53 - Fonte: ClimaTempo
15°
Pancada de chuva

Mín. 15° Máx. 25°

Ter 26°C 16°C
Qua 26°C 17°C
Qui 25°C 18°C
Sex 25°C 17°C
Sáb 25°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias