LA TORRE
MEGA-NET
Desastre ambiental

Inseticida derivado da nicotina pode ser proibido

Segundo proposição, substância à base de neonicotinóides usada em fumacê é prejudicial às abelhas

02/05/2019 13h38
Por: Redacão

A fim de evitar um desastre ambiental, o deputado Fabrício Gandini (PPS) protocolou um projeto de lei (PL 237/2019) na Assembleia Legislativa (Ales). A medida proíbe o uso de inseticidas à base de neonicotinóides, substância derivada da nicotina, nos serviços de carro fumacê, nos centros urbanos no Espírito Santo.

O motivo é por essa substância ser letal para as abelhas. “As abelhas têm um papel muito importante na polinização. Elas são importantes para a biodiversidade, na produção de alimentos e no meio ambiente. Porém, o uso desse tipo de inseticida é extremamente prejudicial, matando esses insetos, principalmente os zangões. Na União Europeia ele já foi banido”, afirma.

Na justificativa da matéria, Gandini explica que o neonicotinóide é utilizado para controlar pragas, mas, diferente de outros, é sistêmico. Colocado na semente, o neonicotinóide se espalha por toda a planta: folhas, flores, ramos, raízes, néctar e pólen e prejudica a habilidade das abelhas de sacudir as flores e provocar a polinização.

Para o parlamentar, é possível utilizar outros tipos de inseticidas no fumacê – como é conhecido o serviço das prefeituras para combater mosquitos, que utiliza a técnica de Ultra Baixo Volume (UBV), na qual o inseticida é diluído em óleo vegetal, formando uma névoa.

Tramitação

O projeto será analisado pelas comissões de Justiça, Meio Ambiente e Finanças.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Rio Bananal - ES
Atualizado às 10h45
24°
Muitas nuvens Máxima: 25° - Mínima: 19°
24°

Sensação

19.3 km/h

Vento

73.1%

Umidade

Fonte: Climatempo
ads
Moto Mais rentagulo
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias